Foto: Valquir Aureliano/Tribuna |
Sandro, o goleador do Tricolor, começa jogando hoje. |
O Paraná Clube faz hoje, diante do Palmeiras – às 18h10, no Durival Britto -, o segundo jogo de sua ?Copa do Mundo?. Precisa dos três pontos para seguir na zona de classificação à Libertadores e, dependendo de uma combinação de resultados, pode até ampliar a vantagem para o Vasco da Gama. O técnico Caio Júnior exorcizou frases como ?vitória a qualquer custo? e ?vencer ou morrer?, priorizando a organização tática como forma de superar o adversário, que entra em campo pressionado pelo risco de rebaixamento.
A estratégia é encurralar o Verdão, contando com um ?empurrãozinho? da galera tricolor. ?Precisamos desse apoio, desse incentivo?, lembrou o atacante Leonardo. Nos jogos realizados na Vila Capanema, o Tricolor só vacilou frente ao Flamengo, após vitórias sobre Fortaleza, Ponte Preta e Goiás. O bom desempenho diante do Cruzeiro (2 a 2), na última quinta-feira, devolveu ao grupo a confiança. ?Vacilamos contra Flamengo e Atlético, mas retomamos o foco. É hora da arrancada e tudo passa por uma vitória?, disse o capitão Beto.
No campo da matemática, mesmo tendo sofrido o gol de empate no final da partida, o Paraná recuperou terreno e segundo as projeções tem agora 43% de chances de classificação ao principal torneio do continente. Se 62 pontos continua sendo o ?número mágico? para se garantir na Libertadores, faltam ao Paraná quatro vitórias. Na Vila porém, evita-se falar em projeções e a preparação é direcionada jogo a jogo, com base nas opções disponíveis e de olho na concorrência. ?Recuperamos a 5.ª posição e temos que jogar com essa vantagem, jogar com o regulamento?, disse Caio.
Tricolor mexido
O treinador paranista antecipou algumas mudanças, mas manteve uma dúvida na formação da equipe. Marcos Leandro substitui o goleiro Flávio, suspenso, e Peter volta à lateral direita, após cumprir suspensão. Já o meia Sandro – autor dos dois gols no empate (2 a 2) com o Cruzeiro – reassume a condição de titular. ?Ele é um jogador essencialmente ofensivo e que torna a nossa equipe mais contundente. Porém, também preenche os espaços no meio-de-campo?, comentou Caio Júnior.
A indefinição está justamente na composição tática do time, que terá três zagueiros ou três volantes no jogo de hoje. O zagueiro João Paulo e o volante Batista disputam essa última vaga. ?Vou primeiro analisar a escalação do Palmeiras para então definir a melhor forma de posicionar minha equipe?, disse Caio. Nas entrelinhas, deu a entender que a tendência é a manutenção do 3-5-2, com Gustavo passando a líbero para suprir a ausência de Neguete, vetado pelo departamento médico.
Atacantes buscam o fim do jejum
A dupla de ataque do Paraná Clube busca o fim do jejum no jogo de hoje. Cristiano e Leonardo são os principais artilheiros do time neste Brasileiro, com 9 e 6 gols, respectivamente. Curiosamente, não fizeram tantos jogos lado a lado. Foram apenas oito (com 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas), em 32 jogos realizados pelo Tricolor na competição.
Como ambos tiveram lesões, os encontros foram esporádicos. Além disso, para contar com a dupla, Caio Jr. precisou ajustar o posicionamento das peças ofensivas. ?Quando jogávamos com dois meias, tinha a função de escorar para quem vinha de trás?, lembra Leonardo. ?Agora, fico mais aberto, com o Cristiano caindo pelo outro lado. Mas, nesse último jogo já criamos várias situações de gols.?
Leonardo não faz um gol desde o dia 20 de setembro, quando o Tricolor voltou à Vila e venceu o Fortaleza (2 a 0). Já Cristiano, principal goleador da equipe neste Brasileiro, passou em branco nas três últimas rodadas. Mais do que isso, ainda não marcou o seu gol na Vila Capanema. ?Não vejo a hora de marcar um golzinho, com casa cheia. Mas, ele vai sair no momento certo?, comentou o atacante.
CAMPEONATO BRASILEIRO
33ª RODADA
PARANÁ CLUBE x PALMEIRAS
PARANÁ
Marcos Leandro; João Paulo (Batista), Gustavo e Edmilson; Peter, Pierre, Beto, Sandro e Eltinho; Cristiano e Leonardo.
Técnico: Caio Júnior.
PALMEIRAS
Marcos; Amaral, Nen, Daniel e Chiquinho; Alceu, Francis, Wendel e Juninho; Edmundo e Enílton.
Técnico: Jair Picerni.
SÚMULA
Local: Durival Britto (Curitiba).
Horário: 18h10.
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (FIFA-RJ).
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Vilmar Raul (RJ).