Em 1.º de setembro, celebra-se o Dia do Profissional de Educação física, e há, realmente, muito motivo para comemoração. Além da atuação tradicional como professor de educação física para crianças e jovens, a profissão vem se consolidando como uma carreira na área da saúde, marcando presença em hospitais, clínicas da família e unidades de atenção primária além, é claro, de prescrever e orientar exercícios físicos em academias, clubes e outros estabelecimentos.
Curiosidades
280 mil é o número de profissionais registrados no país. assim como medicina, engenharia, enfermagem e outras carreiras, a educação física possui um Conselho que regulamenta o exercício profissional. Por isso, todos os profissionais de educação física devem ser registrados no conselho de classe para atuar.
O formando me Licenciatura trabalha ensinando a disciplina de educação física em escolas, nos ensinos infantil, fundamental e médio. 74% dos professores de educação física se consideram felizes com o seu trabalho, mas enfrentam dificuldades para desenvolvê-lo: 30% das escolas públicas brasileiras não têm quadra ou outra área para a aula prática de educação física.
Quem cursa o Bacharelado em educação física pode atuar em clubes, academia, hospitais, condomínios, além de poder exercer a função de personal trainer.
5 milhões de brasileiros estão matriculados em academias, clubes e outros estabelecimentos para a prática de atividades físicas. 30% do total correspondem a idosos.
O Brasil tem mais de 21 mil academias e estabelecimentos congêneres: é o segundo país no mundo em número de academias, perdendo somente os Estados Unidos.