O piloto norueguês Pal Anders Ullevalseter foi o primeiro entre as motos na 13.ª e penúltima etapa do Rally Dakar, disputada entre San Rafael e Santa Rosa, na Argentina.

continua após a publicidade

O norueguês completou os 368 quilômetros cronometrados – 725 no total – com um tempo de 3h27min05s. Apenas 43 segundos depois chegou o francês Cyril Despres, líder da classificação geral.

A terceira posição ficou com o espanhol Marc Coma, com 3h29min51s, a 2 minutos e 46 segundos do líder. Carlos Ambrósio foi o melhor brasileiro, chegando em 31.º lugar na etapa. Ele terminou o percurso em 4h14min51s – a quase 48 minutos de Ullevalseter.

Carros

continua após a publicidade

O francês Stephane Peterhansel ganhou ontem a 13.ª e penúltima etapa do Rali Dacar, entre as cidades argentinas de San Rafael e Santa Rosa, enquanto o brasileiro Guilherme Spinelli foi décimo.

Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret, seu compatriota, fizeram os 368 quilômetros dos 725 do percurso em 2h58min25s. O segundo lugar foi para o catariano Nasser Al-Attiyah e o alemão Timo Gottschalk, com um tempo total de 2h59min46s – a 1 minuto e 21 segundos dos vencedores O francês Guerlain Chicherit e a navegadora tcheca Maria Cristina Thoerner ficaram em terceiro, com 3h02min10s.

continua após a publicidade

A última etapa do Dacar acontece hoje, saindo de San Rafael para Buenos Aires. A capital argentina será a chegada da disputa após 707 quilômetros – 206 cronometrados.

Caminhões

Na penúltima etapa do Dakar, Firdaus Kabirov/Aydar Belyaev/Andrey Mokeev garantiram a quarta vitória no Dakar. O trio completou os 368 quilômetros da especial em 3h38min47 e tomou a liderança somente no final da prova. O resultado mantém os russos na segunda colocação, com 54h32min22.

Vladimir Chagin/Sergey Savostin/Eduard Nikolaev não deixaram seus companheiros de equipe abrirem muita vantagem e chegaram com 3h40min37, apenas 1min50 do vencedor. Mesmo com o resultado, a vantagem na classificação geral é de 1h11min53. A terceira posição ficou com Ilgizar Mardeev/Viatcheslav Mizyukaev/Andrey Karginov.

Equipe Petrobras

A equipe Petrobras Lubrax permanece no Rally Dakar até a penúltima etapa e tudo indica que ficará até o fim. O time é representado pelo motociclista Rodolpho Mattheis e a dupla de carros formada por Jean Azevedo e Emerson Cavassin.