Ao mesmo tempo que o Atlético terá que reverter a vantagem do Flamengo se quiser ser campeão da Copa do Brasil, quarta-feira que vem, no Maracanã, o time carioca tem um histórico na competição nacional que pode dar um novo ânimo para a equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini. Das cinco vezes que decidiu o torneio, em três delas o time da Gávea, depois de empatar a primeira partida da final, foi superado pelo seu adversário no duelo de volta e teve que amargar o vice-campeonato.
A primeira vez que isso aconteceu foi na edição de 1997 da Copa do Brasil. Depois de empatar sem gols contra o Grêmio, em Porto Alegre, o time carioca perdeu o título ao empatar por 2 x 2 a finalíssima disputada no Maracanã. Já em 2003, diante do Cruzeiro, o empate no primeiro duelo aconteceu no Rio de Janeiro. Na volta, o rubro-negro mais uma vez não conseguiu superar seu adversário e perdeu para a Raposa por 3 x 1, no Mineirão.
Mas foi no ano seguinte que a torcida flameguista teve que amargar o vice-campeonato da Copa do Brasil mais doloroso da história. Depois do empate por 2 x 2 contra o Santo André, o Flamengo teve tudo para, enfim, confirmar o título no Maracanã. Porém, o modesto time paulista conseguiu calar mais de 70 mil pessoas no maior palco do futebol brasileiro, venceu por 2 x 0 e completou o terceiro vice-campeonato na história da equipe da Gávea.
Já em 1990 e em 2006, quando ficou com o título da Copa do Brasil, o Flamengo chegou para a finalíssima da competição nacional com a situação mais encaminhada. No seu primeiro título, o time carioca bateu o Goiás no Maracanã e empatou fora de casa. Na sua conquista mais recente do torneio, superou o Vasco em dois jogos no Maracanã.