A unanimidade é clara quando a dupla Levi Mulford, 83 anos, e Heriberto Ivan Machado, 62, é colocada como principal referência sobre a história do futebol paranaense. Juntos ou individualmente, publicaram vasta série de obras importantes para o contexto do esporte local.

continua após a publicidade

Os historiadores escreveram juntos dois dos três livros mais importantes sobre a história do futebol estadual (“Futebol, Paraná, História” e “Futebol Paranaense 100 anos de história”), além da obra que conta a vida do Trieste, clube da Suburbana de Curitiba. Heriberto ainda escreveu obras sobre o Atlético e o Rio Branco de Paranaguá, além da recente publicação sobre o ex-jogador Nillo Biazzetto. Professor de literatura, ele é um dos autores que mais publicaram obras no estado.

A primeira delas foi um livreto, em 1985, contando os títulos do Furacão. O jornalista da Tribuna do Paraná Levi Mulford ainda colaborou na edição do livro História do Futebol Paranaense, de Francisco Genaro Cardoso, na década de 70. O escritor é dono do maior acervo pessoal sobre futebol no país. “A gente se sente realizado. A história do futebol do Paraná estava se perdendo”, conta.

Na mão

continua após a publicidade

O resgate histórico proporcionado por Levi Mulford começou literalmente na mão, ainda no início de adolescência. Sem dinheiro para comprar revistas esportivas e formar um acervo, o jornalista começou a montar seu arquivo pedindo os materiais emprestados e repassando as principais informações, na base da caneta, para o caderno. Os tempos mudaram, e hoje ele possui coleções completas sobre diversos assuntos.

É lá também onde o jornalista passa maior parte das horas do dia. “É o meu xodó. Meu passatempo”.

continua após a publicidade

Sites disponibilizam livros de futebol

Pelo menos duas lojas virtuais especializadas em futebol existem para atender fãs sobre o assunto. Uma delas é a livraria Pontes (livrariapontes.com.br), cujo o proprietário se especializou em vender livros de futebol em 1989. “Depois de lançar um livro sobre a Ponte Preta, recebemos pedidos do Rio de Janeiro, Lisboa, Piauí. Percebi que a bibliografia futebolística não estava explorada, pois essas pessoas não eram ponte-pretanas, mas sim colecionadores, jornalistas ou estudiosos”, disse o proprietário, José Pontes.

Outra opção é a Livros de Futebol (livrosdefutebol.com), idealizada em 2008 pelo publicitário Cesar Oliveira. Um dos próximos objetivos da loja virtual, que também atua como editora, é lançar livros também virtualmente. “(O processo digital) viabiliza que você possa fazer um trabalho legal
pra mais pessoas”