O Rio Branco de Paranaguá comemora 90 anos de história e a torcida parnanguara ganhará um presente: um livro contando toda a história do Leão da Estradinha. O responsável pela obra é o escritor Heriberto Ivan Machado, que se dedicou durante seis meses no trabalho de pesquisa da história do clube. O convite do diretor de futebol, Marquinhos Roque, veio em janeiro deste ano, quando o escritor lançou um livro em Paranaguá sobre a história do basquetebol e ele aceitou o desafio.
“Não foi fácil, pois de 1929 a 1955, o registro é escasso e em outros livros de pesquisa de futebol, o tempo de trabalho foi bem maior”, conta o escritor.
Entretanto, com um trabalho de muita dedicação, Heriberto conseguiu finalizar a obra. Durante a semana, a pesquisa era feita na Biblioteca Pública do Paraná e nos finais de semana o destino era Paranaguá. “Lá pesquisei no Instituto Histórico e Geográfico e contei com a ajuda do jornalista Amílton Aquim para entrevistar craques do passado e as famílias dos que já se foram.”
Além da história cronológica do clube, o livro homenageia os principais jogadores que já vestiram a camisa do Leão, bem como dirigentes abnegados que contribuíram para a manutenção do segundo clube mas antigo do Paraná – o mais velho é o Coritiba. Por falar em Leão, Heriberto desfaz a curiosidade em torno da alcunha do time parnanguara. “Em 1916, quando a equipe disputou seu segundo estadual, deu trabalho para os times considerados grandes. Era um verdadeiro leão em campo. Daí o apelido.”
O livro Rio Branco Sport Club, 90 anos de história, será lançado na próxima segunda-feira, no buffet Vieiras Grill, em Paranaguá. Em breve, Heriberto Machado lança mais uma obra ligada ao futebol, contando tudo sobre os 100 anos de história do futebol paranaense.