O técnico Guus Hiddink indicou que deve ser o próximo técnico da seleção da Holanda ao declarar que já está trabalhando para montar uma equipe de assistentes para auxiliá-lo. Assim, ele poderá suceder Louis van Gaal, que vai comandar a Holanda na Copa do Mundo.
Van Gaal avisou anteriormente que não seguirá na seleção após a disputa do torneio no Brasil. A Real Associação de Futebol da Holanda (KNVB), porém, ainda não anunciou o nome do substituto de Van Gaal e neste sábado evitou comentar as declarações de Hiddink.
“Estou ocupado com a KNVB reunindo toda a equipe que eu quero”, disse Hiddink, em entrevista à uma rádio holandesa. “Isso vai demorar alguns dias ou semanas”, acrescentou. “Estamos ocupados formando uma grande comissão”.
Van Gaal reconstruiu a seleção da Holanda após a desastrosa eliminação na fase de grupos da Eurocopa de 2012, e a classificou para a Copa do Mundo. Hiddink, porém, afirmou que a equipe pode melhorar ainda mais. “Acho que podemos conseguir mais além disso”, afirmou.
Hiddink treinou a seleção da Holanda entre 1995 e 1998, levando uma jovem e talentosa equipe para as semifinais da Copa do Mundo de 1998, na França, onde perdeu na disputa de pênaltis para o Brasil.
Ele também ajudou a Coreia do Sul a conquistar uma inesperada classificação às semifinais da Copa do Mundo de 2002, além de ter dirigido a seleção russa na Eurocopa de 2008, quando também avançou até as semifinais.
Hiddink treinou uma série de clubes, incluindo o PSV Eindhoven, o Real Madrid e o Chelsea. Seu último trabalho foi no Anzhi, da Rússia. Hoje com 67 anos, ele pode voltar a dirigir a Holanda, ao menos de acordo com as duas declarações.