O técnico Jupp Heynckes anunciou nesta segunda-feira que vai deixar o comando do Bayer Leverkusen ao término desta temporada e revelou que foi procurado pelo Bayern de Munique. O veterano treinador, no entanto, disse que não acertou a sua transferência para o Bayern e garantiu que ainda não iniciou uma negociação com seu ex-clube.

continua após a publicidade

O treinador do Bayern, Louis van Gaal, também sairá no fim da temporada e o retorno de Heynckes ao seu antigo clube tem sido especulado pela imprensa alemã. “A decisão [de deixar o Leverkusen] não tem motivos particulares ou de saúde e veio de forma independente do interesse do Munique”, disse.

O novo treinador do Leverkusen será Robin Dutt, que agora está no comando do Freiburg. Dutt assinará um contrato de dois anos, com opção de prorrogação por uma temporada, explicou o clube nesta segunda-feira. O Freiburg anunciou que Marcus Sorg, atualmente no comando da equipe de juniores, vai suceder Dutt.

Heynckes, de 65 anos, recusou a oferta de prorrogação por uma temporada do seu contrato com o Leverkusen. Ele dirigiu o Bayern de Munique duas vezes – entre 1987 e 1991 e em 2009 – e faturou dois títulos do Campeonato Alemão na sua primeira passagem pelo clube.

continua após a publicidade

“Senhor Heynckes nos informou que ele não estará disponível por mais um ano”, disse Wolfgang Holzhaeuser, diretor de gestão do Leverkusen, que está em segundo lugar no Campeonato Alemão e luta por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa.

O Bayern está em quarto lugar, sete pontos atrás do Leverkusen, que também tem sete pontos a menos que o líder Borussia Dortmund. Há sete rodadas restantes e Leverkusen e Bayer vão se enfrentar no dia 17 de abril. “Leverkusen é um clube muito bem gerido, com uma grande equipe”, disse Heynckes. “Foi uma decisão muito difícil para mim fazer. Eu farei tudo que puder para garantir o segundo lugar e conseguir uma vaga direto na Liga dos Campeões”.

continua após a publicidade