Melbourne – Quem diria, mas foi justamente o arrogante australiano Lleyton Hewitt o responsável por vingar Gustavo Kuerten no Aberto da Austrália. Em apenas 90 minutos de partida, Hewitt arrasou o checo Radek Stepanek – que eliminou Guga da competição em cinco sets – por fáceis 6/3, 6/2 e 6/0. Com isso, o atual número 1 do mundo segue como grande favorito ao título do torneio, reabititando-se da campanha de 2002, quando perdeu na primeira rodada, por estar ainda recuperando-se de uma catapora.
Para melhorar ainda mais a situação de Hewitt, o russo Marat Safin, vice-campeão do ano passado, também saiu da disputa. Com uma lesão no pulso, ele desistiu do torneio ainda na terceira rodada, quando teria de enfrentar Rainer Schuettler.
Nos outros jogos do masculino, Andy Roddick derrotou o espanhol Fernando Vicente por 6/2, 6/3 e 6/2 e agora pega a atual sensação do circuito, o russo Mikhail Youzhny que na última rodada em Melbourne, passou pelo checo Jiri Novak por 6/1 3/6, 6/3 e 6/2. James Blake ganhou de Alberto Martin por 6/3, 4/6, 6/3 e 6/2 e Roger Federer de Andreas Vinciguerra por 6/3, 6/4 e 6/2.
No lado feminino, tudo parece caminhar para uma semifinal das mais esperadas entre a número 1 do mundo, Serena Williams, e a vencedora do Masters da WTA, a belga Kim Clijsters. Serena marcou sua 24.ª vitória consecutiva em Grand Slams, ao bater a tailandesa Tamarine Tanasugarn por 6/1 e 6/4. Clijsters passou pela bielo-russa Tatiana Poutchek por 6/2 e 6/1 e enfrenta na próxima rodada, oitavas-de-final, a sul-africana Amanda Coetzer. Serena vai ter pela frente a francesa Nathalie Dechy.