Heróis do Pan-87 em Araucária

Quem gosta de basquete tem um programa imperdível hoje, às 15h, no ginásio Joval de Paula Souza, em Araucária.

Iniciando o projeto Arremesso Mágico, que promete reestruturar o esporte na cidade, a seleção paranaense de masters enfrenta os jogadores campeões pan-americanos de 1987, em Indianápolis. É a chance de ver uma geração que fez algo que hoje é totalmente impensável – ganhar dos melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos. E, há exatos vinte anos, mudou a história do basquete olímpico.

Não estarão todos os jogadores daquela seleção em Araucária. Oscar, por exemplo, não vem. Mas seu parceiro mais importante, Marcel, é a grande estrela do evento desta tarde. Além dele, estarão em quadra Maury, Cadum, Guerrinha, Sílvio, Israel, Pipoka, Gérson e o paranaense Rolando. A equipe será comandada por José Medalha, que foi assistente de Ary Vidal naquele torneio realizado na Market Square Arena, em Indianápolis.

Era um grupo que vivia seu auge físico e técnico em 1987. Quem jogava no Brasil, como Maury, Pipoka e Gérson, aproveitava o bom momento de clubes como Sírio e Monte Líbano para crescer. Nas ?potências? do interior, como Rio Claro e Franca, surgiam revelações como Guerrinha, Cadum e Sílvio. Rolando já planejava o salto que o levaria a NBA. E a espinha dorsal da equipe jogava na Itália – Oscar, Marcel e Israel.

A campanha daquele time foi irrepreensível até chegar à decisão, contra o time universitário dos Estados Unidos. A equipe tinha atletas que no ano seguinte estariam no draft (ver matéria), como David Robinson (mito do San Antonio Spurs), Rex Chapman e Danny Manning. Mas nossa seleção não tomou conhecimento dos donos da casa, e venceu – em dia iluminado de Oscar e Marcel – por 120 a 116.

Coincidência ou não, após aquele resultado foi detonado o início das negociações para que os atletas da NBA pudessem disputar as Olimpíadas. Não aconteceu em Seul-88, mas em Barcelona-92 os ícones do basquete americano (Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird) estavam em quadra. E se eles jogaram, um pouco foi por causa dos brasileiros que deram show em Indianápolis cinco anos antes. E que estarão hoje em Araucária.

O projeto

O plano da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Araucária é ampliar a prática esportiva na cidade através do ?Arremesso Mágico?. ?Queremos dar a essa modalidade o que sempre mereceu?, diz o secretário Wilson Roberto David Mota.

Quem quiser assistir ao amistoso deve retirar gratuitamente o ingresso na Smel, localizada na Rua Agrimensor Carlos Hasselmann, 607, ou na faculdade Inesul, na Rua Vicente de Paulo, 46.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo