Quem gosta de basquete tem um programa imperdível hoje, às 15h, no ginásio Joval de Paula Souza, em Araucária.
Iniciando o projeto Arremesso Mágico, que promete reestruturar o esporte na cidade, a seleção paranaense de masters enfrenta os jogadores campeões pan-americanos de 1987, em Indianápolis. É a chance de ver uma geração que fez algo que hoje é totalmente impensável – ganhar dos melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos. E, há exatos vinte anos, mudou a história do basquete olímpico.
Não estarão todos os jogadores daquela seleção em Araucária. Oscar, por exemplo, não vem. Mas seu parceiro mais importante, Marcel, é a grande estrela do evento desta tarde. Além dele, estarão em quadra Maury, Cadum, Guerrinha, Sílvio, Israel, Pipoka, Gérson e o paranaense Rolando. A equipe será comandada por José Medalha, que foi assistente de Ary Vidal naquele torneio realizado na Market Square Arena, em Indianápolis.
Era um grupo que vivia seu auge físico e técnico em 1987. Quem jogava no Brasil, como Maury, Pipoka e Gérson, aproveitava o bom momento de clubes como Sírio e Monte Líbano para crescer. Nas ?potências? do interior, como Rio Claro e Franca, surgiam revelações como Guerrinha, Cadum e Sílvio. Rolando já planejava o salto que o levaria a NBA. E a espinha dorsal da equipe jogava na Itália – Oscar, Marcel e Israel.
A campanha daquele time foi irrepreensível até chegar à decisão, contra o time universitário dos Estados Unidos. A equipe tinha atletas que no ano seguinte estariam no draft (ver matéria), como David Robinson (mito do San Antonio Spurs), Rex Chapman e Danny Manning. Mas nossa seleção não tomou conhecimento dos donos da casa, e venceu – em dia iluminado de Oscar e Marcel – por 120 a 116.
Coincidência ou não, após aquele resultado foi detonado o início das negociações para que os atletas da NBA pudessem disputar as Olimpíadas. Não aconteceu em Seul-88, mas em Barcelona-92 os ícones do basquete americano (Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird) estavam em quadra. E se eles jogaram, um pouco foi por causa dos brasileiros que deram show em Indianápolis cinco anos antes. E que estarão hoje em Araucária.
O projeto
O plano da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Araucária é ampliar a prática esportiva na cidade através do ?Arremesso Mágico?. ?Queremos dar a essa modalidade o que sempre mereceu?, diz o secretário Wilson Roberto David Mota.
Quem quiser assistir ao amistoso deve retirar gratuitamente o ingresso na Smel, localizada na Rua Agrimensor Carlos Hasselmann, 607, ou na faculdade Inesul, na Rua Vicente de Paulo, 46.