Principal pivô da NBA na atualidade, Dwight Howard precisará passar por uma cirurgia para reparar uma hérnia de disco e está fora do restante da temporada. Assim, sua equipe, o Orlando Magic, terá uma considerável baixa para os playoffs do basquete norte-americano, enquanto a seleção dos Estados Unidos lamenta por não poder contar com o jogador nos Jogos Olímpicos de Londres.

continua após a publicidade

“Tentei jogar no sacrifício e isso só piorou as minhas costas”, declarou Howard ao site da ESPN norte-americana antes de revelar o tempo estimado de afastamento. “Ele (o médico que o atendeu) disse que posso começar minha recuperação logo após a cirurgia e que estarei recuperado em quatro meses. Então não estou preocupado. Voltarei mais forte”, completou.

O pivô desfalcou o Magic nas últimas seis partidas, mas já vinha lidando com o problema desde março. Sua cirurgia estava marcada para a manhã desta sexta (no horário norte-americano) e, com isso, o time da Flórida perderá seu principal jogador. Howard vinha tendo médias de 20,6 pontos (11.º no geral) e 14,5 rebotes (1.º) por partida nesta temporada da NBA.

A perda também será sentida pela seleção norte-americana. Na noite da última quinta-feira, o presidente da US Basketball (entidade que cuida da seleção de basquete no país), Jerry Colangelo, disse que ainda não tinha uma posição sobre o substituto para o jogador.

continua após a publicidade

“Eu entendo exatamente quem está envolvido”, disse Colangelo. “A única coisa que não sei é a extensão da situação do Dwight Howard e realmente quero saber mais sobre isso. Mas precisamos considerar convites para mais dois outros jogadores. É uma possibilidade. Vamos falar sobre isso”, completou.