A Lazio conquistou nesta quinta-feira sua primeira vitória na Liga Europa ao bater o Maribor por 1 a 0 no Estádio Olímpico de Roma, em confronto válido pelo grupo J, o mesmo do Tottenham, que empatou em 1 a 1 com o Panathinaikos fora de casa.
Com os resultados, a equipe italiana lidera a chave de maneira isolada, com quatro pontos, um a mais que os eslovenos. Os ‘Spurs’ aparecem em terceiro lugar, com dois pontos, enquanto os gregos têm apenas um.
A Lazio chegou a balançar a rede no primeiro tempo, mas a jogada foi bem anulada pela arbitragem. Após cruzamento da direita, Ederson apareceu no meio da área e completou para a rede, mas em posição de impedimento.
Os dois times também acertaram a trave antes do intervalo. Primeiro o Maribor, aos 13 minutos. Filipovic se antecipou à zaga em cobrança de escanteio e cabeceou no travessão. Aos 29, Cana tentou cruzar, mas acabou mandando direto para o gol e carimbou o poste defendido pelo goleiro da equipe eslovena, Handanovic.
Ederson teve nova chance para abrir o placar e desta vez aproveitou em posição legal. Floccari foi lançado na área e chutou para boa defesa de Handanovic. Na sobra, o meio-campista brasileiro apenas completou para o gol com o arqueiro já batido.
A diferença poderia ter sido ampliada 31, quando Vidovic cortou um lançamento com a mão dentro da área, cometeu pênalti e foi expulso. Entretanto, Hernanes cobrou no canto direito e o goleiro espalmou. A bola ainda bateu na trave, e voltou para o meia, que teve sua segunda tentativa travada.
Nos últimos minutos, o Maribor foi para cima e deu um sufoco na zaga italiana. Os visitantes estiveram perto do empate aos 44, mas o chute de Ibraimi parou em um companheiro de equipe.
Poupando alguns atletas, entre eles o volante Sandro, que ficou no banco de reservas, o Tottenham empatou com o Panathinaikos. Dawson abriu o placar aos 35 minutos da primeira etapa, aproveitando a falta batida por Huddlestone. Mas aos 32 do segundo tempo Toché recebeu de Seitaridis e igualou.
Os brasileiros também foram destaque em Kharkiv, onde o Metalist venceu o Rapid Viena por 2 a 0 e assumiu a ponta do grupo K. Edmar, que é naturalizado ucraniano, fez 1 a 0, e Cleiton Xavier completou o placar.
O time da Ucrânia tem agora quatro pontos e supera o Bayer Leverkusen no saldo de gols. Os alemães foram até o estádio Lerkendal, em Trondheim (Noruega) e venceu o Rosenborg por 1 a 0, com gol de Kiessling.
Já o Sporting foi surpreendido pelo Videoton no grupo G, perdendo por 3 a 0 no campo do adversário. Um dos gols da equipe húngara foi marcado pelo zagueiro brasileiro Paulo Vinícius, que tem passagem pela categoria de base do São Paulo. O líder da chave, com quatro pontos, é o Genk, que empatou em 2 a 2 com o Basel na Suíça.
Com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, marcado por Fofana, o Lyon venceu o Hapoel Kiryat Shmona por 4 a 3 e se manteve na frente no grupo I, agora com seis pontos.
Pela mesma chave, o atual vice-campeão da Liga Europa, o Athletic Bilbao, continuou sem vencer na atual edição do torneio. Após um empate com o Apoel em casa na estreia, os bascos perderam por 3 a 1 para o Sparta Praga na República Tcheca.