A experiência e a força de vontade prevaleceram. Mesmo com os treinamentos voltados para as provas de pista, já priorizando o Mundial B da Suíça, de 5 a 9 de julho e, principalmente, os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, em agosto, o ciclista paranaense Hernandes Quadri Júnior conquistou seu 17.º título brasileiro na carreira.
Pelo segundo ano seguido, Hernandes foi o melhor no Campeonato Brasileiro de Estrada, considerado a disputa mais importante da temporada. “Isso serviu para derrubar o mito de que os treinos em pista travam o desempenho dos ciclistas”, desabafou o técnico da seleção brasileira de pista Iverson Ladewig.
A prova foi realizada domingo, em Joinville e teve 95 competidores que completaram 193 quilômetros, num percurso técnico e exigente, com um trecho de serra de 32 km de serras.
Aos 35 anos de idade, Hernandes é hoje um dos mais experientes competidores em atividade no ciclismo nacional e já disputou duas Olimpíadas (Barcelona e Atlanta) e agora segue em busca da vaga para a sua terceira participação nos Jogos Olímpicos, competindo no Mundial B, na Suíça. A vitória no Brasileiro de Estrada foi definida no sprint final contra dois catarinenses -Soelito Ghor, da equipe de São José dos Campos, que ficou em 2.º, e Márcio May, companheiro de Hernandes na equipe Memorial, o 3.º colocado. O percurso foi completado em 5h10m, com os competidores pedalando uma média de 38 km/h. Os ciclistas largaram em Joinville, seguiram para Jaraguá do Sul, pela BR 280. Pegaram a Serra de Corupá e depois de passarem por São Bento do Sul e Campo Alegre, desceram a Serra Dona Francisca pela SC-301, retornando a Joinville.
Embarque
A seleção brasileira da ciclismo, composta por 14 integrantes, embarcou ontem à noite para a Europa, onde, entre os dias 5 e 9 deste mês, disputa o Mundial de Ciclismo B, que será disputado na cidade de Aigle, na Suíça, no Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional.
A competição reúne o segundo escalão do ciclismo mundial, e que serve como trampolim para conquiatar vagas na Olimpíada de Atenas. Os quinze primeiros da estrada terão vaga garantida nos Jogos Olímpicos de 2004. Mas cada País terá no máximo três ciclistas classificados para as provas de estrada da Grécia no ano que vem. O Brasil terá uma equipe de três competidoras no feminino na modalidade, Rosane Kirch e as primas Janildes e Clemilda Fernandes. Já no masculino corre um time completo: Márcio May, Patrick Almeida, Fabrício Morandi, Alex Arseno, André Grizante e Murilo Fischer.