Henrique Martins vence nos 50m borboleta e dá ao Brasil 1º ouro na Universíada

O nadador Henrique Martins conquistou neste domingo a primeira medalha de ouro do Brasil no Universíada, espécie de Olimpíada do esporte universitário. O atleta de 23 anos ganhou a prova dos 50 metros borboleta em Gwangju, na Coreia do Sul, onde a competição é disputada.

Para subir ao lugar mais alto do pódio, Martins superou o bielo-russo Youhen Tsurkin, que registrou o tempo de 23s44, e o italiano Piero Codia, com 23s48. O brasileiro ainda disputará as provas de 100 metros borboleta e 50m e 100m livre.

A marca de Martins neste domingo chamou a atenção por ter a terceira melhor da prova neste ano. O brasileiro só ficou atrás dos compatriotas Nicholas Santos (22s90) e Cesar Cielo (23s11). O tempo de 23s22 também é a melhor marca pessoal de Martins nos 50m borboleta.

A medalha na natação foi a segunda do Brasil na competição, que teve início no dia 3. Nesta madrugada, o judoca Gustavo Assis faturou o bronze ao vencer o checo David Klammert por ippon na decisão de terceiro lugar na categoria até 90kg.

“Estou muito feliz com a medalha, afinal a Universíada é uma experiência olímpica, uma competição maravilhosa, forte e nos padrões dos Jogos Olímpicos. Sinto que é mais um passo dado na busca de uma vaga olímpica”, comemorou Assis. Em seu caminho até o pódio, o judoca venceu três confrontos. E foi derrotado apenas na semifinal, pelo russo Khusen Khalmurzaev.

Ainda neste domingo, Rafael Macedo (categoria até 81kg) e Amanda Oliveira (até 70kg) chegaram até a disputa pelo bronze. Mas não tiveram sucesso. Jéssica Santos (até 63kg) foi eliminada nas oitavas de final.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo