Toronto – O tenista Gustavo Kuerten terá como adversário na segunda rodada do Masters Series de Toronto o inglês Tim Henman, hoje, ainda sem horário definido pela organização do torneio. Henman venceu o argentino Mariano Zabaleta por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-1.
A programação dos jogos está atrasada em razão do mau tempo na cidade canadense. Na segunda-feira à noite, Guga derrotou o norte-americano Robby Ginepri por 6-1 e 6-4 em 1 hora de jogo. Se passar pela estréia não foi tarefa difícil, um “osso duro de roer” aguarda o brasileiro na segunda rodada.
Em jogo adiado anteontem por causa da chuva, Henman derrotou o argentino Mariano Zabaleta por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/1. Nos dois sets, o inglês esteve com uma quebra de desvantagem, mas reagiu em tempo de conseguir a virada. Este foi seu primeiro jogo desde a derrota nas quartas-de-final de Wimbledon para o croata Mario Ancic.
Guga e Henman já se enfrentaram seis vezes e o britânico tem vantagem de 4 a 2. O primeiro duelo aconteceu em 1998 e Henman venceu por 6/2 e 6/4, nas quartas de Key Biscaine. Em 2000, nova vitória do inglês, no Masters de Cincinnati, por apertados 6/7, 6/3 e 7/6. O troco de Kuerten veio em dose dupla na temporada seguinte: bateu o rival na semi de Cincinnati, por 2/6, 6/1 e 7/5, e nas quartas de Indianápolis, por 3/6, 6/1 e 7/5.
Em 2002, Henman voltou a ter vantagem no confronto direto. Aproveitando a má fase do catarinense, na época ainda se recuperando de uma cirurgia no lado direito do quadril, marcou 6/3 e 6/4 na estréia em Cincinnati. No mais recente jogo, disputado ano passado sobre o carpete de Paris, o inglês foi perfeito e derrotou o brasileiro por 6/4 e 6/2.
Um dos raros adeptos do saque e voleio remanescentes, Henman tem obtido ótimos resultados na atual temporada. Embora ainda não tenha conquistado título, foi vice-campeão de Indian Wells e chegou à semifinal de Roland Garros, Roterdã e Doha. De quebra, avançou às quartas de Wimbledon e Monte Carlo.