A tenista belga Justine Henin, ex-número 1 do mundo, conquistou finalmente seu primeiro título desde seu retorno ao circuito profissional. Neste domingo, ela derrotou a australiana Samantha Stosur por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/1, e se sagrou campeã do Torneio de Stuttgart.
Henin voltou a disputar competições no início deste ano, após encerrar uma aposentadoria precoce que durou 18 meses. Desde seu retorno, a belga disputou duas decisões, sem obter sucesso. No Torneio de Brisbane, foi derrotada pela rival Kim Clijsters e, no Aberto da Austrália, caiu diante de Serena Williams.
Desta vez, porém, Henin não vacilou e superou a atual número dez do mundo para assegurar o seu 42.º título WTA da carreira. “Do ponto de vista emocional, é muito importante ganhar novamente este torneio. Há um ano eu não poderia imaginar que estaria aqui”, celebrou a belga, campeã em Stuttgart em 2007.
“Me afastar do tênis me fez muito bem, mas me sinto tão bem por ter voltado e poder reviver todas estar emoções”, revelou a tenista, que buscará novas conquistas na temporada. “Agora tenho que trabalhar muito duro nas próximas semanas, meses e anos que tenho pela frente”.
Para chegar ao título neste domingo, Henin precisou parar a embalada Stosur, que vinha de uma sequência de 11 vitórias seguidas no saibro. A belga mostrou bom preparo físico e segurou o ritmo da rival logo no primeiro set, ao faturar uma quebra de saque.
Stosur, porém, reagiu na segunda parcial e obteve duas quebras para empatar o duelo. Henin não se abalou com a reação da adversária e mostrou força no saque para fazer a diferença no terceiro set. Aproveitou 82% dos pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra e não teve o saque ameaçado na parcial. Ela ainda faturou outras três quebras, abrindo boa vantagem antes de fechar o jogo em 1h40min.