O empresário Hélio Paulo Ferraz, de 55 anos, foi eleito na noite de segunda-feira presidente do Flamengo para um mandato-tampão até dezembro de 2003. Ele recebeu 1017 votos, contra 545 do advogado Júlio Gomes e 419 do economista Delair Dumbrosck. Votaram 1998 associados do clube durante todo o dia. A apuração das três urnas que ocuparam a sede do clube, na Gávea, indicou que 109 eleitores preferiram votar nulo ou em branco.

O Flamengo vive intensa crise política, desde o afastamento, por impeachment, do então presidente Edmundo dos Santos Silva, em julho deste ano, acusado de ter cometido várias irregularidades administrativas, entre as quais desvio de dinheiro da compra e venda de jogadores. Hélio Ferraz terá de administrar uma dívida de cerca de R$ 200 milhões.

Ferraz anunciou o novo vice-presidente de futebol do clube, Paulo Dantas, que já esteve no cargo outras vezes. Hélio deve manter o técnico Evaristo de Macedo na equipe, mas tende a promover mudanças em outros setores do futebol. A primeira delas é o afastamento do gerente de futebol, George Helal.

continua após a publicidade

continua após a publicidade