O brasileiro Hélio Castroneves passou quase a corrida inteira na noite deste sábado no pelotão intermediário, mas surpreendeu com uma estratégia ousada para conquistar a vitória nas últimas voltas. Na etapa de Kentucky da Fórmula Indy, a antepenúltima da temporada, ele optou por não reabastecer no fim e venceu a sua segunda corrida no ano – o último triunfo havia sido em abril, no Alabama.
Após largar em oitavo, o piloto da Penske permanecia longe dos líderes até as voltas finais. Ainda no início da prova, Castronves teve problemas em dos seus reabastecimentos e teve que adotar uma estratégia diferente dos demais. Nos últimos 53 giros no circuito oval, porém, ele não parou mais nos boxes e assumiu a ponta a três voltas do fim, enquanto os primeiros colocados ainda pararam uma última vez para reabastecer.
Entre os melhores também ficou o brasileiro Tony Kanaan, quarto colocado com a Andretti, enquanto o líder do campeonato foi apenas o oitavo e viu a diferença na temporada cair para 19 pontos. O australiano Will Power, da Penske, ficou três posições atrás do escocês Dario Franchitti, da Ganassi. Com o quinto lugar, o atual campeão da Indy acirrou ainda mais a disputa pelo título.
Completando os primeiros colocados, o norte-americano Ed Carpenter, pole da prova com a Panther, chegou em segundo, seguido pelo inglês Dan Wheldon, da mesma equipe. Entre os que ainda brigam pelo campeonato, o neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, foi o sétimo, e o australiano Ryan Briscoe, da Penske, não completou a corrida.
Quem também abandou foi o brasileiro Vitor Meira, da Foyt, que se envolveu em um acidente. Os outros pilotos do País não se destacaram no Kentucky. Raphael Matos, da De Ferran Dragon, foi o 16.º colocado, enquanto Mário Moraes chegou em 18.º com a KV.
Agora, a Indy segue para o Japão. A penúltima etapa do ano será disputada no oval de Montegi, no dia 19. Depois, ainda restará a corrida em Miami, em 2 de outubro, que fecha a temporada da categoria.