O brasileiro Hélio Castroneves está oficialmente fora da primeira etapa do campeonato da Fórmula Indy, no domingo, em São Petersburgo (EUA). O piloto, que é julgado por sonegação fiscal e evasão de divisas, não está na lista oficial de inscritos para a prova.
No lugar de Castroneves, a Penske terá o australiano Will Power, que foi contratado em princípio para participar da pré-temporada, mas deve ser efetivado ao longo das etapas.
A lista divulgada pelos organizadores tem quatro estreantes, entre eles o brasileiro Raphael Matos. O inglês Mike Conway, ex-GP2, o holandês Robert Doornbos, com passagem pela F-1, e o norte-americano Stanton Barrett também estreiam.
Os experientes Tony Kanaan e Victor Meira, além de Mario Moraes – que fará sua segunda temporada – são os outros representantes brasileiros no campeonato. Há ainda duas vagas abertas, nas equipes Vision e Conquest.
A temporada que começa no domingo terá 17 etapas, entre elas a mais tradicional prova do automobilismo – as 500 Milhas de Indianápolis. Neste ano, o pole position volta a receber um ponto no campeonato, o que não acontecia desde 2001.