O brasileiro Hélio Castroneves venceu a segunda corrida da rodada dupla da etapa de Detroit da Fórmula Indy, neste domingo, nos Estados Unidos. Assim, ele assumiu a vice-liderança do campeonato, atrás apenas do seu companheiro na equipe Penske, o australiano Will Power, que tinha ficado com a vitória na primeira prova no circuito de rua, disputada no dia anterior.

continua após a publicidade

Helinho já tinha sido o quinto colocado na corrida de sábado em Detroit, quando saiu na pole position e chegou a liderar por 30 voltas. Neste domingo, ele foi ainda melhor e somou a sua 29ª vitória na Fórmula Indy, acabando com um jejum que durava desde junho do ano passado e passando a ocupar o 11º lugar no ranking dos maiores vencedores da história da categoria.

Além disso, o brasileiro se recuperou um pouco da frustração do último domingo, quando chegou a apenas 0s060 do norte-americano Ryan Hunter-Reay e terminou as 500 Milhas de Indianápolis em segundo lugar – Helinho buscava sua quarta vitória na mais tradicional e importante prova do automobilismo norte-americano, mas virou o rival vencer por muito pouco.

“Nas 500 Milhas, deu um clique. Me fez ficar mais faminto. Assim, vim para cá e ganhei pela primeira vez na temporada”, afirmou Helinho, que fez sua tradicional comemoração, escalando o alambrado do circuito, que já lhe rendeu o apelido de Homem-Aranha. “Mais do que tudo, quero ganhar esse campeonato”, completou o brasileiro, empolgado pela vitória.

continua após a publicidade

Agora, depois da vitória dupla da equipe Penske em Detroit, Helinho está na vice-liderança no campeonato, com 307 pontos, apenas 19 pontos atrás de Power, que terminou a corrida deste domingo na segunda colocação. Neste fim de semana, ambos ultrapassaram Hunter-Reay, que foi mal nas duas provas – nem completou a segunda – e caiu para a terceira posição.

Para o outro brasileiro na Indy, o dia não foi tão bom. Depois do terceiro lugar na corrida do dia anterior, Tony Kanaan não passou da nona posição neste domingo. Assim, ele aparece apenas na 12ª colocação no campeonato, com 161 pontos somados até agora. Sua chance de recuperação será já no sábado, quando acontece a próxima etapa da Indy, no Texas.

continua após a publicidade