O cearense Heitor Alves destruiu as ondas da praia Mole, em Florianópolis (SC), para ficar com o título do Onbongo Pro Surfing, etapa do WQS encerrada ontem. Na decisão, Heitor derrotou o carioca Raoni Monteiro pelo placar de 16,34 a 13,10 pontos.
Foi a segunda vitória do cearense na divisão de acesso do circuito mundial. Em março ele subiu ao topo do pódio no Salinas Pro, etapa de nível duas estrelas realizada no Equador.
Desta vez o nível da prova foi muito mais alto, pois o Onbongo Pro Surfing teve nível 6 estrelas e distribuiu um total de US$ 125 mil em prêmios. A vitória rendeu US$ 15 mil à conta bancária de Heitor, além de importantes 2.500 pontos no ranking do WQS. Com o resultado ele pulou da 81.ª para a 56.ª posição no ranking do circuito.
Mais seis brasileiros chegaram ao último dia da competição. O carioca Pedro Henrique parou nas quartas-de-final ao cair diante do sul-africano Greg Emslie.
O alagoano Marcondes Rocha foi eliminado por Raoni Monteiro nos últimos instantes e também ficou em quinto lugar.
O pernambucano Paulo Moura foi uma das vítimas de Heitor Alves ontem e dançou nas quartas-de-final. Na abertura da semifinal, Heitor barrou o paranaense Jihad Kohdr, que vinha de uma vitória sobre o sul-africano David Weare. Em seguida, Raoni Monteiro despachou Greg Emslie.
Com notas 7,67 e 8,67 na decisão, Heitor Alves fechou com chave-de-ouro sua bela campanha na praia Mole. O cearense venceu todas as baterias que disputou, com destaque para a segunda rodada, onde registrou as duas maiores notas (9,83 e 9,17) e a maior somatória do Onbongo, 19,00 pontos em vinte possíveis.