O árbitro paranaense Héber Roberto Lopes está abrindo caminho para a Copa do Mundo de 2014. Ele é um dos três brasileiros convocados para o Curso para Árbitros de Alto Nível da América do Sul. Na prática, uma pré-seleção para o mundial, que será realizado no Brasil.
O curso será promovido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em parceria com a Fifa, entre os dias 5 e 9 de outubro, em Assunção, no Paraguai. O gaúcho Leonardo Gaciba e o paulista Paulo César de Oliveira também estão selecionados.
O objetivo do evento é começar a preparar 23 árbitros sul-americanos para o mundial. Os escolhidos começarão a ser testados em competições internacionais a partir de 2011.
Héber aparece com mais chances que os outros brasileiros na disputa por um lugar na Copa de 2014. Atualmente, ele é o terceiro colocado no ranking de árbitros da CBF. À frente, estão o gaúcho Carlos Eugênio Simon, que deve ir à Copa de 2010, e o paulista Sálvio Spínola Fagundes Filho.
Em 2014, Simon e Spínola terão superado a idade-limite do quadro da Fifa, de 45 anos. Por isso Héber, que terá 42, é considerado o favorito entre os brasileiros.
Ele já participou, inclusive, de um jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010: a vitória de 5 a 1 do Paraguai sobre o Equador, no dia 17 de novembro de 2007, em Assunção. Porém, credita a escolha para o curso às atuações caseiras. “Esta convocação é o reflexo do desempenho obtido nos últimos campeonatos brasileiros”, avalia.
Natural de Londrina, Héber é o árbitro que mais apitou no Brasileirão deste ano, com 13 jogos na Série A e três na Série B. Em 2008, ele também liderou as estatísticas, com 23 participações na primeira divisão e uma na Segundona.