O presidente de honra da Fifa, João Havelange, segue respondendo bem ao tratamento para combater o processo infeccioso diagnosticado no tornozelo direito (artrite séptica), com celulite (uma infecção na articulação). De acordo com boletim médico, ele passará nesta terça-feira por uma nova drenagem cirúrgica no local da infecção.
Havelange, de 95 anos, está internado no Hospital Samaritano, no Rio, desde o dia 18 de março. Desde então seu quadro vem evoluindo bem. Na última segunda-feira ele deixou a UTI da Unidade Coronariana e agora está na Unidade semi-intensiva.
O ex-dirigente está internado no local porque usa um marca-passo no coração, o que exige monitoramento constante dos cardiologistas. Ele respira sem ajuda de aparelhos e tem a pressão arterial controlada. O tratamento com antibióticos por via venosa ainda está sendo realizado.
Ex-atleta, João Havelange se tornou presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – entidade que precedeu a CBF – em 1956, e de lá saiu em 1974. No mesmo ano, foi eleito para comandar a Fifa, tendo exercido o cargo até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter.
No final de 2011, Havelange renunciou ao cargo que ocupava no Comitê Olímpico Internacional, por razões médicas que não foram detalhadas. A decisão ocorreu no mesmo momento em que enfrentava o risco de ser punido por supostamente ter recebido suborno da empresa de marketing ISL, que faliu e tinha acordos comerciais com a Fifa na década de 1990.