O Hang Loose Pro Contest está comemorando seu vigésimo aniversário com um recorde de inscritos em Fernando de Noronha (PE). Um total de 168 surfistas de 14 países vai disputar os US$ 100 mil em prêmios e dois mil pontos no ranking de acesso para a divisão principal do Circuito Mundial de Surfe Profissional, que estão em jogo no primeiro grande evento da temporada 2005.
Devido à grande quantidade de participantes, a competição teve que ser iniciada logo no primeiro dia do seu prazo, que vai até domingo, com uma triagem envolvendo os surfistas locais da ilha. As ondas na paradisíaca Cacimba do Padre ainda não apresentavam boas condições, mas as previsões indicam que o mar vai estar bem melhor nos próximos dias. Uma nova chamada foi marcada para as 8h de hoje para a realização da primeira das duas fases de 24 baterias do novo sistema de disputa que a ASP está implantando nas principais provas do WQS e que está sendo inaugurado em Fernando de Noronha.
"Nós decidimos iniciar o campeonato hoje (ontem) com os surfistas locais porque as ondas estavam boas e o número de competidores inscritos surpreendeu, então não podemos perder tempo", justificou Álfio Lagnado, proprietário da Hang Loose, que exerce a função de diretor de prova do Hang Loose Pro Contest.
Pablo Neruda
Ontem, foram realizadas apenas oito baterias, sendo quatro pela primeira fase das triagens e mais quatro pela segunda, que definiu os oito últimos participantes do Hang Loose Pro Contest 2005. E dos dezesseis que entraram na primeira rodada, o único que conseguiu avançar foi Pablo Neruda, que venceu as duas baterias que competiu na Cacimba do Padre. O nome do consagrado escritor peruano, prêmio Nobel de Literatura, foi dado pelo seu pai. "Ele gostava muito dele e me deu esse nome. Todos os jornalistas que vêm aqui fazem a mesma pergunta, mas não me importo, eu gosto muito do meu nome", contou Pablo Neruda. Já sobre sua participação dentro d?água, ele não gostou muito do mar. "As ondas não estão como era para estar aqui na Cacimba, mas consegui achar umas boazinhas para me classificar."
Além dele, outros três surfistas de Noronha também seguiram para a primeira fase do Hang Loose 2005: Hudson Felipe, Nego Noronha e Patrick Tamberg, mais um nativo da ilha que foi homenageado pelo pai com um nome famoso, o do ex-piloto francês de Fórmula 1. Já as outras quatro vagas foram conquistadas pelos pernambucanos Rodrigo Trajano, Olavo Aguiar, Alan Donato e pelo capixaba Davi Hoffman, que também entraram nas triagens.
Estrangeiros
Agora as disputas começam para valer com 144 competidores, mesmo número de inscritos do ano passado, que era o recorde do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)