O time de handebol feminino da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel, conquistou nesta quinta-feira (26) a vaga para a grande final das Olimpíadas Universitárias Brasileiras. Num jogo emocionante contra a Faculdade Maurício de Nassau, de Recife (PE), as meninas do Paraná garantiram a presença na finalíssima com uma vitória por 32 a 29, em jogo disputado no Ginásio do Colégio Marista de Maceió (AL).
Desde o início a partida entre paranaenses e pernambucanas foi muito tenso, com grande número de faltas para os dois lados. O equilíbrio foi a tônica principal da partida, com trocas constantes de liderança no placar. As falhas constantes na defesa paranaense levaram o técnico Neudi Zenatti a cobrar insistentemente um melhor posicionamento das jogadoras, mas as broncas do primeiro tempo não adiantaram e o Paraná terminou a primeira etapa perdendo por 15 a 14.
No intervalo, o técnico reuniu o time e cobrou mais determinação e vibração em quadra. "Nós só vamos ganhar se vocês colocarem em prática aquilo que nós treinamos, até agora vocês treinaram uma coisa e estão fazendo outra completamente diferente", disse o técnico.
E desta vez a bronca deu resultado, pois o time voltou mudado para a segunda etapa. Logo de saída as meninas de Cascavel fizeram dois gols e voltaram a liderar o placar, mas a seqüência de empates parecia não ter fim. O Paraná só conseguiu abrir cinco gols de vantagem na metade da segunda etapa, quando marcou 24 a 19.
Porém, numa recuperação impressionante, o time de Pernambuco encostou novamente no placar faltando um minuto para o fim do jogo, tornando o final da partida um verdadeiro teste para os corações mais fracos. Mas, demonstrando a garra que havia faltado na maior parte da partida, as meninas conseguiram abrir novamente três gols de vantagem e fecharam a partida em 32 a 29.
"Não fizemos um bom jogo, as meninas sabem disso e sabem também que vão precisar jogar muito mais se quiserem ser campeãs. Mas o que importa é que conseguimos a vitória e estamos na final, que é um jogo completamente diferente", afirmou o técnico Neudi Zenatti.
O principal destaque do time paranaense na semifinal foi a ponta direita Sílvia Melara, camisa 5 de Cascavel, que marcou 11 gols e comemorou a vaga na final com a filha Tainara, de apenas quatro anos, que acompanha a mãe em todos os jogos. A ponta esquerda Valdenice Rosa, camisa 14, e a pivô Tatiana Moraes, que veste a camisa 10, também tiveram bom desempenho e marcaram seis gols cada uma.
Adversário
O adversário do Paraná na grande final do handebol feminino será a equipe da Faculdade Batista de Vitória (ES), que na semifinal venceu a FURB, de Santa Catarina, atual campeã das Olimpíadas Universitárias. A partida acontece neste sábado, às 11 horas, no ginásio do Colégio Marista de Maceió.