A seleção brasileira feminina de handebol conquistou na noite de domingo o título dos Jogos Pan-Americanos, o que lhe garantiu a classificação para a Olimpíada de Londres, em 2012. Satisfeita com o resultado, que confirmou a supremacia do País no esporte no continente, a equipe agora se concentra na preparação para o Mundial.
A armadora-direita Deonise disse que, a partir desta segunda-feira, o pensamento já se volta para o Mundial, que será disputado em dezembro, em São Paulo. “Será uma competição com um nível muito diferente. A gente está se preparando. Já conquistamos a vaga olímpica e agora continuaremos trabalhando pelo Mundial”.
A opinião foi compartilhada pela ponta-direita Alexandra, que vê o Mundial de Handebol como uma preparação para os Jogos de Londres.”Vai ser muito importante para medir forças com as principais seleções do mundo. Sem dúvida, um grande preparatório para a Olimpíada”, disse. “”Nosso foco agora é o Mundial, já como uma etapa na preparação para os Jogos Olímpicos”, comentou o técnico Morten Soubak.
Para a goleira Chana, o Mundial será uma excelente vitrine para o handebol brasileiro. “É a nossa chance de mostrar em casa todo nosso potencial. O porquê de ter conquistado a medalha de ouro aqui em Guadalajara e também a vaga olímpica”, disse.
No domingo, o Brasil conquistou o título do Pan ao derrotar a Argentina por 33 a 15 na final, no Parque San Rafael, em Tlaquepaque. Embora tenha sido a mera confirmação do poderio do Brasil no handebol feminino, o jogo não foi destituído de emoção e provocações.
No final, mesmo saindo de quadra com um placar dilatado, as jogadoras do Brasil estavam com as emoções à flor da pele. “As argentinas provocam, empurram, puxam e vibram na nossa cara. Até na nossa casa fazem assim. Mostramos mais uma vez que não tem para ninguém na América. Somos campeãs de novo”, desabafou Chana.