A Federação Internacional de Handebol definiu nesta quarta-feira (25) o calendário de jogos na primeira fase da Olimpíada de Pequim. De acordo com a tabela divulgada pela entidade, o Brasil irá estrear contra a Alemanha, no feminino, e a França, no masculino.
No caso da seleção feminina, a seqüência de jogos terá Alemanha, Hungria, Rússia, Coréia e Suécia. "Os dois primeiros são muito importantes, pois podemos fazer bons jogos. Depois vem a Rússia, que é uma seleção muito forte, a Coréia, que tem muita velocidade, e a Suécia, que vai ser um jogo onde os dois vão tentar melhorar a posição na classificação", avaliou o técnico do Brasil, o espanhol Juan Oliver.
Para o técnico da seleção masculina, o também espanhol Jordi Ribera, encarar a França na estréia não é o que mais preocupa. "A seqüência de jogos não é o mais importante, porque os quatro times europeus são muito bons. Então, independentemente do adversário da estréia, seria difícil", explicou o treinador, lembrando que, pela ordem, o Brasil jogará com França, Croácia, Polônia, China e Espanha.
No torneio olímpico de handebol, tanto no masculino quanto no feminino, as 12 seleções são divididas em dois grupos, sendo que as quatro melhores de cada, após cinco jogos, passam para as quartas-de-final. A partir daí, começam os confrontos eliminatórios, até a definição do campeão.