Na primeira corrida com pista molhada desde o banimento do controle de tração quem se deu bem foi Lewis Hamilton, que se aproveitou da estratégia de paradas para vencer um confuso GP de Mônaco, disputado neste domingo, em Montecarlo. De quebra, o inglês da McLaren assumiu a liderança do campeonato, com 38 pontos. Robert Kubica (BMW-Sauber) terminou na segunda posição, logo à frente de Felipe Massa, bastante prejudicado pela estratégia equivocada da Ferrari.
Ex-líder do campeonato, Kimi Raikkonen não teve um bom final de semana, terminou em nono e continua com os mesmo 35 pontos, agora em segundo no Mundial. Massa caiu para terceiro, com 34 pontos.
Rubens Barrichello fez uma excelente corrida, fazendo uso de sua experiência de 258 corridas, e conquistou os seus primeiros pontos em 22 GPs. O brasileiro da Honda terminou na sexta posição, marcando 3 pontos. Quem não se deu bem foi Nelsinho Piquet, que não completou a prova. Depois de ser o único a largar com pneus para chuva – os outros partiram com pneus intermediários – o brasileiro fazia uma boa corrida, em 10º, quando a equipe Renault decidiu trocar para pneus de pista seca, sendo o piso ainda estava úmido. O resultado foi uma batida no muro e o abandono.