Lewis Hamilton voltou a se impor no Circuito da Catalunha, em Barcelona, neste sábado. Depois de dominar os treinos livres na sexta-feira, o inglês cravou o melhor tempo da classificação e assegurou sua quarta pole position na temporada 2014 da Fórmula 1. Seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, sairá em segundo, e Daniel Ricciardo, da Red Bull, em terceiro. Felipe Massa vai largar em nono.
Com este resultado, a Mercedes acumulou a quinta pole em cinco etapas neste ano. Ainda sem perder na temporada, a equipe mostrou que também apresentou boas novidades para o GP da Espanha e segue como a favorita para vencer neste domingo. Hamilton tentará faturar sua quarta vitória consecutiva, o que confirmaria seu grande favoritismo para o título.
Hamilton obteve a pole neste sábado ao marcar 1min25s232, contra 1min25s400 de Rosberg, que mais cedo havia liderado o terceiro e último treino livre em Barcelona. Ricciardo, grande surpresa da temporada até agora, anotou 1min26s285. O trio dominou as três sessões da classificação e não deram chances aos rivais.
Felipe Massa, por sua vez, mostrou evolução em comparação aos treinos livres de sexta-feira. Na última sessão livre, antes da classificação, ele obteve o quarto melhor tempo. Na briga pelo grid, o brasileiro teve bom início. Foi o quinto mais rápido no Q1, e o quarto no Q2, sempre atrás dos carros da Mercedes e de Ricciardo.
Na última sessão, porém, o piloto da Williams resolveu apostar em apenas uma tentativa na pista. Ele entrou na disputa somente nos instantes finais do Q3, mas cometeu um erro na parte final do traçado e não conseguiu passar do nono lugar, a última posição em disputa na sessão porque Sebastian Vettel já havia desistido por problemas no carro.
Com o resultado, Massa acabou sendo superado pelo companheiro Valtteri Bottas. O finlandês obteve o quarto melhor tempo e vai largar cinco posições à frente do brasileiro. O francês Romain Grosjean (Lotus), os dois carros da Ferrari, com o finlandês Kimi Raikkonen e o espanhol Fernando Alonso, e o inglês Jenson Button, da McLaren, também largarão no Top 10.
Vettel será o décimo colocado porque nem chegou a marcar tempo no Q3. Ele teve novo problema no carro no início da sessão e abandonou o treino. O alemão, que praticamente não treinou na sexta em razão de uma falha elétrica em sua Red Bull, ainda corre o risco de sofrer punição e perder posições no grid se trocar o câmbio, provável causa do problema deste sábado.
No pelotão traseiro, o venezuelano Pastor Maldonado protagonizou mais uma vacilada neste sábado. Ele perdeu o controle logo nos primeiros instantes do treino e acertou o muro, sem maior perigo. Por causa dos danos causados a sua Lotus, ele não pôde continuar no treino e ficou sem tempo. Mas não ficou com o último lugar por causa da punição aplicada ao francês Jean-Eric Vergne na sexta-feira.
O piloto da Toro Rosso perdeu uma das rodas do seu carro durante o segundo treino livre e foi punido com a perda de dez posições no grid. Como obteve o 16º melhor tempo neste sábado, caiu direto para a última colocação do grid. A corrida deste domingo em Barcelona terá início às 9 horas (de Brasília).
Confira o grid de largada para o GP da Espanha:
1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
4º – Valtteri Bottas (FIN/Williams)
5º – Romain Grosjean (FRA/Lotus)
6º – Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
7º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
8º – Jenson Button (ING/McLaren)
9º – Felipe Massa (BRA/Williams)
10º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
11º – Nico Hülkenberg (ALE/Force India)
12º – Sergio Perez (MEX/Force India)
13º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
14º – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
15º – Kevin Magnussen (DIN/McLaren)
16º – Adrian Sutil (ALE/Sauber)
17º – Max Chilton (ING/Marussia)
18º – Jules Bianchi (FRA/Marussia)
19º – Marcus Ericsson (SUE/Caterham)
20º – Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)
21º – Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
22º – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)