Em meio ao luto pela morte do piloto francês Jules Bianchi, na última sexta-feira, a Fórmula 1 iniciou o fim de semana da décima etapa da temporada 2015 sem grandes novidades. Afinal, a Mercedes dominou o primeiro treino livre do GP da Hungria, em Hungaroring, na cidade de Budapeste, com Lewis Hamilton sendo o mais rápido da atividade.

continua após a publicidade

Vários pilotos treinaram com mensagens em seus carros e capacetes para homenagear Bianchi, que não resistiu aos graves ferimentos sofridos em um acidente durante o último GP do Japão, em outubro do ano passado. E outras homenagens serão realizadas no restante do fim de semana, incluindo um minuto de silêncio antes da largada da corrida húngara.

Tentando se isolar do alemão Michael Schumacher como maior vencedor da história do GP da Hungria – ambos somam quatro triunfos -, Hamilton começou bem a sua tentativa ao ser o mais rápido na sessão inicial em Hungaroring, tendo marcado o tempo de 1min25s141 na sua melhor volta.

Como de costume, o inglês foi seguido pelo seu companheiro de equipe na Mercedes, o alemão Nico Rosberg, que registrou a segunda melhor marca da atividade, com 1min25s250. Quem mais se aproximou da dupla da Mercedes foi o finlandês Kimi Raikkonen, o terceiro colocado, com o tempo de 1min25s812, sendo o último piloto a registrar uma volta em menos 1min26.

continua após a publicidade

O finlandês da Ferrari foi seguido pelo dois carros da Red Bull. Vencedor do GP da Hungria no ano passado, o australiano Daniel Ricciardo ficou em quarto lugar, à frente do russo Daniil Kvyat. Ex-piloto da Red Bull e em sua primeira temporada na Ferrari, o alemão Sebastian Vettel terminou o primeiro treino na Hungria na sexta colocação.

O espanhol Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, ficou em sétimo lugar, seguido do mexicano Sergio Pérez. Mas mais do que a oitava posição, o que marcou o treino do piloto da Force India foi mesmo o assustador acidente sofrido por ele. O carro do mexicano chegou a capotar. Após a sua suspensão traseira direita quebrar, ele bateu no guardrail, com a Force India virando depois. Apesar do susto, o mexicano saiu ileso do acidente.

continua após a publicidade

A lista dos dez primeiros colocados da atividade no Hungaroring foi completada pelo finlandês Valtteri Bottas, da Williams, em nono lugar, e pelo holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, em décimo. Eles foram seguidos pelos dois pilotos da McLaren, com o espanhol Fernando Alonso ficando à frente do inglês Jenson Button.

Já os brasileiros tiveram desempenho discreto no primeiro treino livre para o GP da Hungria. Felipe Massa, da Williams, ficou em 14º lugar, com 1min27s381, enquanto Felipe Nasr, após renovar o seu contrato com a Sauber para a temporada 2016 da Fórmula 1, foi o 15º, com 1min27s409.

O segundo treino livre para o GP da Hungria será disputado às 9 horas (de Brasília) desta sexta-feira. O horário é o mesmo da sessão de classificação no sábado e da corrida no domingo.