A Mercedes manteve o embalo e seguiu na frente no terceiro treino livre para o GP da Espanha, a quinta etapa da atual temporada na Fórmula 1. Depois dos pilotos da equipe dominarem as atividades na sexta-feira, o britânico Lewis Hamilton voltou a fazer o melhor tempo na sessão disputada na manhã deste sábado.

continua após a publicidade

Campeão em 2017, Hamilton fez a sua melhor volta em 1min17s281 e ficou apenas 0s013 na frente do finlandês Valterri Bottas. O britânico também fora o mais rápido na segunda sessão de treino livre da sexta-feira, enquanto o seu companheiro liderara a primeira. A Mercedes, assim, desponta como ampla favorita para o treino de classificação, agendado para as 10 horas (de Brasília) deste sábado.

continua após a publicidade

Hamilton chega ao GP da Espanha embalado pela vitória na prova anterior do campeonato, no Azerbaijão, um resultado que o colocou na liderança do Mundial de Pilotos. Agora, o britânico tenta emplacar a segunda vitória consecutiva na temporada e também na prova espanhola, em que triunfou no ano passado em um fim de semana perfeito, que também incluiu a pole position e a melhor volta.

continua após a publicidade

Se as Mercedes dominaram o treino livre de sábado, a Ferrari também teve bom desempenho e colocou seu dois carros entre os quatro primeiros. Vice-líder na temporada, apenas quatro pontos atrás de Hamilton, o alemão Sebastian Vettel foi o terceiro com 1min17s550. Em seguida, com 1min17s581, apareceu o finlandês Kimi Raikkonen.

Já Daniel Ricciardo, da Red Bull, fez a marca de 1min17s981 e ficou na quinta colocação – seu companheiro Max Verstappen foi apenas o 12º. Kevin Magnussen, da Haas, veio em sexto, logo na frente de seu companheiro Romain Grosjean. Carlos Sainz, da Renault, Fernando Alonso, da McLaren, e Pierre Gasly, da Toro Rosso, completaram as dez primeiras posições.

O destaque negativo do treino livre ficou para Brendon Hartley. Nos minutos finais da atividade, o neozelandês da Toro Rosso sofreu um forte acidente e a sessão foi encerrada sob bandeira vermelha. O piloto, contudo, nada sofreu.

Os pilotos voltam a acelerar no Circuito da Catalunha neste sábado, às 10 horas (de Brasília), no treino de classificação. E a largada da corrida no domingo ocorrerá às 10h10.