Lewis Hamilton tem um único objetivo hoje em Spa-Francorchamps: “escapar” de Felipe Massa na primeira volta do GP da Bélgica, para tentar, a partir daí, controlar uma corrida que pode ser decisiva na briga pelo título da F1 em 2008.
O inglês fez ontem a pole para a 13.ª etapa do campeonato e, com seis pontos sobre o brasileiro na classificação, busca abrir uma vantagem que possa administrar nas derradeiras provas do ano, diante de um adversário que, ao menos nas últimas duas corridas, mostrou que tem um carro muito rápido e que vive excelente fase.
Talvez por isso Lewis tenha comemorado tanto a pole de ontem. Foi uma forma de mostrar que a McLaren tem como sustentar a liderança na tabela, apesar do bom momento de Massa. “Depois de Valência, a gente viu que precisava melhorar. Trabalhamos muito e melhoramos. Tive um grande carro hoje e o clima na equipe nunca foi tão bom”, falou Lewis.
Seu tempo, 1min47s338, foi 0s340 melhor que o de Felipe, segundo no grid. A necessidade de “fuga” na primeira volta se dá justamente pela posição do ferrarista. Em Spa, se o piloto tem um carro grudado na sua traseira na subida da Raidillon, a sequência da temida curva Eau Rouge, pode ser ultrapassado com a ajuda do vácuo na enorme reta Kemmel.
Para se defender, quem está na frente precisa usar de alguns ardis, como colocar o carro no meio da pista ou antecipar a freada para a chicane Les Combes, que vem logo depois da Kemmel. Massa sabe disso e vai tentar embutir em Hamilton nos primeiros metros.
Na segunda fila, mais uma McLaren e uma Ferrari, nessa ordem. Heikki Kovalainen foi o terceiro mais rápido e Kimi Raikkonen, cada vez mais apagado, terminou em quarto. Se chegar de novo atrás de Massa, o finlandês, vencedor dos últimos três GPs disputados na Bélgica, dá adeus à luta pela taça. Afinal, está sete pontos atrás do companheiro e a 13 de Hamilton na pontuação.
Não choveu ontem durante o treino que definiu o grid. Por isso, não houve grandes surpresas, exceto a presença dos dois carros da Toro Rosso entre os dez primeiros, com Sébastien Bourdais em nono e Sebastian Vettel em décimo. Nelsinho Piquet foi mal e larga em 12.º (Fernando Alonso ficou em sexto) e Rubens Barrichello, muito lento, larga em 16.º.
Há previsão de chuva para hoje, mas em Spa nunca se sabe quando a água pode vir. O GP belga começa às 9h de Brasília e terá 44 voltas.