Com o título simbólico de campeão de inverno já garantido, o Bayern de Munique defenderá neste sábado a diferença de oito pontos no topo da classificação do Campeonato Alemão visitando o Augsburg, penúltimo colocado.

continua após a publicidade

Por sua vez, o Hamburgo abrirá a 16ª rodada nesta sexta-feira, jogando contra o Hoffenheim na HSV Arena, um dia antes de estar em Porto Alegre para inaugurar a Arena do Grêmio, na reedição da final da Copa Intercontinental de 1983.

O clássico entre Bayern e Dortmund já aconteceu – houve empate em 1 a 1 no último sábado – e os dois times já estão classificados para as oitavas de final da Liga dos Campeões, mas o ano não pode ser dado por encerrado na Alemanha, principalmente para os bávaros.

Apesar de ter uma boa vantagem na ponta da tabela, o time de Munique sabe que não pode se acomodar. Na temporada passada, o Dortmund chegou a estar oito pontos atrás e mesmo assim ficou com o título nacional.

continua após a publicidade

Desta vez, quem tem oito pontos a menos é o Bayer Leverkusen, enquanto o Borussia aparece em terceiro lugar, a 11 de distância. Mesmo assim, o técnico do Bayern, Jupp Heynckes, vem destacando frequentemente que o troféu não é entregue antes de maio.

A chave, de acordo com o próprio treinador, está em continuar encarando cada partida como uma decisão. Provando que esse pensamento não é apenas teoria, Heynckes poupou vários jogadores na vitória por 4 a 1 sobre o BATE Borisov, nesta quarta, na última rodada da fase de grupos da ‘Champions’.

continua após a publicidade

No Dortmund, a surpreendente campanha no torneio continental, em que foi primeiro colocado numa chave com Real Madrid, Ajax e Manchester City, compensa a irregularidade no Alemão. Contudo, o time ainda não jogou a toalha na luta pelo tri e, após dois empates seguidos, buscará a vitória no Signal Iduna Park diante do Wolfsburg.

Quatro vitórias consecutivas levaram o Leverkusen da quinta posição para a vice-liderança. No domingo, o time do brasileiro Renato Augusto tentará fazer a “quina” fora de casa contra o Hannover 96.

Em nono lugar, com 21 pontos, o Hamburgo terá apenas 25 horas de descanso entre o fim da partida com o Hoffenheim, em Hamburgo, e o início do jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, a 11 mil quilômetros de distância.

O adversário da abertura de seu estádio foi escolhido a dedo pelo Tricolor gaúcho. Em 11/12/1983, no Estádio Nacional de Tóquio, a equipe do Rio Grande do Sul derrotou os alemães por 2 a 1 na prorrogação e obteve o título mais importante de sua história.

Programação da 16ª rodada do Campeonato Alemão:.

Sexta-feira.

Hamburgo – Hoffenheim.

Sábado.

Borussia Dortmund – Wolfsburg.

Stuttgart – Schalke 04.

Nuremberg – Fortuna Düsseldorf.

Freiburg – Greuther Fürth.

Augsburg – Bayern de Munique.

Eintracht Frankfurt – Werder Bremen.

Domingo.

Borussia Mönchengladbach – Mainz 05.

Hannover 96 – Bayer Leverkusen.