O norueguês Edvald Boasson Hagen venceu nesta quinta-feira a sexta etapa da Volta da França, enquanto o seu compatriota Thor Hushovd manteve a liderança na classificação geral da principal prova do ciclismo mundial, que será encerrada no dia 24 de julho. Disputada sob forte chuva, a etapa foi a mais longa desta edição, com um percurso de 226,5 quilômetros entre as cidades de Dinan e Liseaux.
Boasson Hagen mostrou força no sprint final para superar o australiano Matthew Goss, que ficou em segundo lugar, e Hushovd, que terminou na terceira colocação, concluindo a distância em 5 horas, 13 minutos e 37 segundos. Já o espanhol Alberto Contador, com o mesmo tempo do vencedor, concluiu a sexta etapa na 48ª posição.
Depois de seis de 21 etapas, Hushovd segue na liderança, com o tempo de 22 horas, 50 minutos e 34 segundos. O norueguês tem 1 segundo de vantagem para Cadel Evans, da Austrália, e está 4 segundos à frente de Frank Schleck, de Luxemburgo. Na classificação geral, Contador ocupa o 42º lugar, com 1 minuto e 42 segundos de desvantagem para o líder.
A Volta da França prossegue na sexta-feira, com a disputa da sétima etapa, em trajeto plano. Os ciclistas vão competir por um percurso de 218 quilômetros entre Le Mans e Chateauroux.