O alemão Tommy Haas se classificou nesta quarta-feira para as semifinais de Wimbledon, ao derrotar o sérvio Novak Djokovic, número 4 do mundo, por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 7/6 (8/6), 4/6 e 6/3, em 2 horas e 44 minutos de partida.
Foi a segunda vitória seguida do alemão sobre Djokovic na grama – há duas semanas, eles haviam se enfrentado na decisão do Torneio de Halle, na Alemanha, um dos preparatórios para Wimbledon. Mostrando boa movimentação na quadra, Haas, 34º colocado no ranking da ATP, esteve à frente no placar durante a maior parte do jogo e só caiu um pouco de produção no terceiro set, quando permitiu uma quebra e acabou derrotado.
Em fase irregular desde o começo do ano, quando chegou a ameaçar o posto de Roger Federer no segundo lugar do ranking e depois acabou superado por Andy Murray, Djokovic mostrou pouca capacidade de arriscar e errou nos momentos cruciais da partida.
Nas semifinais, Haas vai desafiar Roger Federer, que mais cedo fez 3 a 0 no croata Ivo Karlovic. O retrospecto do confronto é amplamente favorável ao suíço, que tem 9 vitórias em 11 partidas disputadas. No último confronto, contudo, houve muito equilíbrio: em Roland Garros, nas oitavas de final, Federer suou para vencer por 3 a 2, de virada, num dos jogos mais complicados em seu caminho para o título inédito.