Mito

Há 5 anos sem perder, francês Teddy Riner é octocampeão mundial no judô

Os anos passam e até agora ninguém descobriu como vencer Teddy Riner. O francês, disparado o melhor judoca da atualidade, conquistou neste sábado o seu octocampeonato mundial, novamente sem levar nenhum golpe ao longo da competição na categoria peso pesado, em Astana, no Casaquistão.

Só um outro atleta é tão dominante no esporte: Usain Bolt. Neste sábado, estavam os dois na Ásia para reafirmarem essa soberania. Um minuto após o jamaicano encerrar seu terceiro Mundial de Atletismo perfeito, com ouro nas três provas que disputa, o francês foi ao tatame para também confirmar um domínio que começou em 2007.

Naquele ano, Riner ganhou seu primeiro título mundial na categoria pesado, no Rio de Janeiro. Ele revalidou a conquista em 2008 (no Mundial Absoluto), 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e agora em 2015. Sua última derrota foi na final da categoria absoluto (que não é mais disputada), em 2010, em Tóquio. Perdeu de um japonês, na categoria que definia o melhor judoca do mundo na terra do judô, numa decisão dos árbitros – muito contestada.

No tatame, a última derrota foi para Abdullo Tangriev, do Usbequistão, na semifinal olímpica de 2008. Desde então, Riner só veste o quimono para vencer. Em Astana, venceu quatro lutas por ippon. Na final, contra o japonês Ryu Shichinohe, emplacou um wazari e um yuko.

O japonês, aliás, foi o algoz do brasileiro David Moura, na segunda rodada. O confronto só foi decidido nos detalhes, porque Moura levou uma punição e o rival, nenhuma. Rafael Silva, com uma lesão muscular, não foi ao Mundial.

Na outra categoria masculina disputada neste sábado, de até 100kg, deu Japão, com ouro para Ryunosuke Haga, que venceu o alemão Karl-Richard Fredy na final. Luciano Corrêa ficou na segunda rodada.

Já no peso pesado feminino, Song Yu, da China, conquistou a medalha de ouro. Ela venceu na final a japonesa Megumi Tachimoto, que por sua vez foi responsável pela eliminação da favorita e bicampeã Idalys Ortiz, de Cuba, que se recuperou para ganhar bronze. Maria Suelen Altheman se machucou e desistiu da primeira luta, enquanto Rochele Nunes perdeu da chinesa Sisi Ma, na estreia. Sua algoz terminou em quinto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna