Ainda bem que o Atlético não precisa vencer o Grêmio na próxima quarta-feira, na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. Se fosse o caso, teria que romper com um tabu que dura 11 anos. Desde 2002, quando ganhou do tricolor gaúcho por 5 x 1, pela extinta Copa Sul-Minas, o Rubro-Negro não bate os gremistas em Porto Alegre. Se levar em consideração apenas competições existentes, o tabu fica maior ainda. Há 30 anos o Furacão não supera o Grêmio.

continua após a publicidade

Em Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, a única vez que conseguiu superar o time gremista como visitante foi em 1983, quando venceu por 2 x 1. Daí em diante, foram mais 15 duelos, com 12 vitórias do Grêmio e três empates. Destes resultados negativos colhidos diante do tricolor gaúcho, dez vezes o Rubro-Negro foi derrotado por por dois gols de diferença ou mais – placar que o time atleticano terá que evitar quarta-feira que vem, na Arena Grêmio, para chegar à final da Copa do Brasil.

Além do retrospecto totalmente desfavorável nos jogos contra o Grêmio, em Porto Alegre, o Atlético terá que superar também a sequência de maus resultados que o persegue recentemente, quando joga fora de Curitiba. Sua mais recente vitória fora de casa aconteceu em 19 de setembro, quando bateu o Flamengo por 4 x 2, no Maracanã. Nos demais duelos, foram três empates e duas derrotas, o que faz o aproveitamento recente do time atleticano como visitante ser de 20%.

continua após a publicidade