A seleção brasileira masculina de vôlei terá um importante desfalque para o restante da Liga Mundial. O meio-de-rede Gustavo sofreu uma fratura no pé esquerdo e precisará de quatro semanas para voltar aos treinos. Com isso, ele não se recuperará a tempo de participar da competição, que terá sua fase final disputada entre os dias 6 e 10 de julho, na Polônia.
Gustavo voltou a defender o Brasil justamente nesta edição da Liga Mundial, depois de ter ficado quase três anos fora do grupo do técnico Bernardinho – decidiu se aposentar da seleção após a disputa da Olimpíada de Pequim, em 2008. Mas acabou sofrendo a contusão durante um treino na última terça-feira, ao pisar no pé do companheiro Wallace após um bloqueio.
“É muito frustrante. Depois de seis semanas de trabalho, fiquei muito chateado pelo que aconteceu. Estamos às vésperas de dois jogos importantes contra os Estados Unidos, que são partidas gostosas de jogar pela rivalidade. Fiquei triste, mas sei que isso faz parte da vida de atleta. Agora vou concentrar minhas energias na recuperação para voltar a jogar o mais rápido possível”, declarou Gustavo, que tem 35 anos e é um dos maiores campeões da história do vôlei brasileiro.
“Ficamos todos muito tristes, pois vimos todo o esforço que o Gustavo fez para voltar à seleção em alto nível. Ele fez uma ótima Superliga e mostrou nas partidas contra Porto Rico e Polônia que tem condições de estar aqui. Gustavo é um guerreiro e deve estar sofrendo muito por isso. Para pessoas com esta personalidade, a pior coisa é ficar fora de uma batalha”, disse Bernardinho.
Já sem Gustavo, o Brasil volta à quadra neste fim de semana, para duas partidas diante dos Estados Unidos, em Belo Horizonte, pela terceira rodada da Liga Mundial. Invicta na competição – somou duas vitórias contra Polônia e mais duas diante de Porto Rico -, a seleção brasileira tem 12 pontos somados e lidera o Grupo A.