O Borussia Dortmund informou na manhã desta sexta-feira que Ilkay Gündogan deslocou a rótula do seu joelho durante um treinamento da equipe e está fora da reta final desta temporada do futebol europeu. Mais do que isso, o volante foi confirmado como baixa de peso da Alemanha para a disputa da Eurocopa, que será realizada entre os dias 10 de junho e 10 de julho, na França.
A grave lesão, que costuma demandar um longo tempo de recuperação, é mais um duro golpe sofrido por Gündogan, que já havia ficado fora da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, por causa de um problema na coluna cervical. O desenvolvimento da sua carreira, por sinal, foi atrapalhado por uma série de lesões e problemas físicos.
O jogador de 25 anos de idade defende a seleção alemã desde 2011 e em 2012 ele esteve presente na Eurocopa. Entretanto, não poderá voltar a disputar esta próxima edição da competição continental e ajudar o seu país a justificar o status de atual campeão mundial.
Peça-chave do Borussia Dortmund, Gündogan também ficará fora da decisiva penúltima rodada do Campeonato Alemão, que será neste sábado. Ainda com chances matemáticas de conquistar o título nacional, a equipe enfrenta o Eintracht Frankfurt, fora de casa, precisando vencer e ainda contando com um tropeço do líder Bayern de Munique contra o Ingolstadt, também longe de seus domínios.
A duas rodadas para o final do Alemão, o Bayern lidera com 82 pontos, contra 77 do Borussia Dortmund. Ou seja, o time de Munique está a um triunfo ou dois empates de voltar a se sagrar campeão nacional, feito que Gündogan conquistou na temporada 2011/2012, quando o seu time também faturou a Copa da Alemanha.
Foi de Gündogan, por sinal, o gol do Borussia Dortmund na final da edição 2012/2013 da Liga dos Campeões, quando o time caiu por 2 a 1 justamente diante do Bayern na decisão. Naquela mesma temporada, o Borussia conquistou a Supercopa da Alemanha.