Guiné Equatorial surpreendeu a todos quando venceu a Líbia na primeira rodada da Copa Africana de Nações e, nesta quarta-feira, conseguiu repetir a dose. Jogando diante de seus torcedores, a seleção sofreu, mas bateu Senegal, por 2 a 1. O gol da vitória, marcado por Alvarez, saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo.
Apesar de ser uma das sedes, ao lado do Gabão, Guiné Equatorial era apontada como provável “saco de pancada” da competição, já que tem o pior ranking entre os participantes – é apenas a 151.ª no ranking da Fifa. No entanto, após duas vitórias em duas partidas, a equipe já garantiu vaga nas quartas de final do torneio, com uma rodada de antecedência.
O resultado desta quarta-feira foi suado e os gols aconteceram apenas no segundo tempo. Aos 17 minutos, Randy abriu o placar para os anfitriões. Quando parecia que a partida terminaria em 1 a 0, Senegal chegou ao empate, com Sow, aos 44 minutos. O gol da vitória saiu apenas nos acréscimos e foi marcado por Alvarez.
Com o resultado, Guiné Equatorial chegou aos seis pontos, na liderança do Grupo A, e garantiu vaga para a próxima fase. Na última rodada, a equipe enfrentará a Zâmbia, neste domingo, apenas para cumprir tabela.
Zâmbia é a segunda colocada do grupo, com quatro pontos, e depende apenas de um empate para se classificar. A seleção também entrou em campo nesta quarta-feira e ficou no empate, por 2 a 2, diante da Líbia. Mayuka e Katongo marcaram para os zambianos, enquanto Osman, duas vezes, garantiu a igualdade. Na última rodada, também no domingo, os líbios enfrentam o já eliminado time do Senegal.