São Paulo – O judoca Leandro Guilheiro, de 20 anos, pupilo de Rogério Sampaio (medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992) completa a equipe masculina que irá aos Jogos de Atenas, em agosto. Ontem, na seletiva do peso leve, o único que ainda não estava definido, Guilheiro, atleta do São Paulo, que treina na a cademia de Sampaio em Santos desde os 11 anos, derrotou Luiz Camilo por 2 a 0. “Vão ser os Jogos da minha vida”, afirmou Leandro, mesmo referindo-se a sua primeira olimpíada. “Sou jovem, mas não vou encarar Atenas como um teste para Pequim 2008. Vou entrar como se fosse a olimpíada da minha vida.”
O Brasil disputará as sete categorias olímpicas no masculino. A equipe titular tem Alexandre Lee (ligeiro), Henrique Guimarães (meio-leve), Leandro Guilheiro (leve), Flávio Canto (meio-médio), Carlos Honorato (médio), Mário Sabino (meio-pesado) e Daniel Hernandes (pesado).
As meninas têm vagas em quatro das sete categorias, com Daniela Polzin (ligeiro), Danielle Zangrando (leve), Vânia Ishii (meio-médio) e Edinanci Silva (meio-pesado). A equipe aguarda a decisão da Federação de Judô do Canadá sobre o peso meio-leve: caso o país não leve sua atleta, que não tem o índice técnico exigido internamente pela entidade, a vaga será do Brasil e de Fabiane Hukuda. No dia 18 sai a decisão canadense.