O brasileiro Leandro Guilheiro, dono de duas medalhas olímpicas, foi vice-campeão no Mundial de Judô, realizado no Japão, na categoria até 81 kg, nesta sexta-feira. Derrotado na final, ele repetiu o desempenho de Mayra Aguiar, que faturou a medalha de prata na quinta-feira.
Para conquistar a prata, Guilheiro participou de sete lutas. E as suas cinco primeiras vitórias foram por ippon. O judoca brasileiro passou por Konstantins Ovchinnkovs, da Letônia, Alfredo Effron, da Argentina, Takahiro Nakai, do Japão, Francesco Bruyere, da Itália, e Sirazhudin Magomedov, da Rússia.
Esses triunfos garantiram a presença de Guilheiro em uma semifinal contra Flávio Canto, que precisou de quatro vitórias, todas por ippon, para encarar o compatriota. Ele passou pelo tailandês Watcharin Jampawong, pelo francês Antoine Jeannin, pelo canadense Kalem Kachur, e pelo azerbaijano Elnur Mammadli.
Na semifinal brasileira, Guilheiro se deu melhor e bateu Canto por yuko. Na final, porém, ele perdeu para o sul-coreano Jae-Bum Kim por waza-ari no golden score. O feito desta sexta-feira, se junta as duas medalhas de bronze, nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, conquistadas por Guilheiro na categoria até 73kg.
Derrotado na semifinal, Canto não conseguiu se recuperar na luta seguinte. O judoca brasileiro perdeu a disputa da medalha de bronze para o britânico Euan Burton por Yuko e terminou na quinta colocação.
TIAGO CAMILO – O brasileiro Tiago Camilo encerrou a sua participação na categoria até 90kg na sétima posição no Mundial de Judô. Ele conseguiu três vitórias seguidas, todas por ippon, sobre o marroquino Mohamed Elassri, o usbeque Khurshid Nabiev e o casaque Timur Bolat. Em seguida, foi superado pelo grego Ilias Iliadis por ippon. Na repescagem, foi eliminado com derrota parta o russo Kirill Denisov.
Competindo na mesma categoria de Tiago Camilo, Hugo Pessanha teve desempenho ainda mais apagado. Ele estreou com vitória sobre o letão Aigars Milenbergs por waza-ari, mas parou em seguida com uma derrota para o francês Romain Buffet por yuko. Já Maria Portela, na categoria até 70kg, perdeu para a sul-coreana Ye-Sul Hwang por yuko.