esportes

Guiana Francesa escala Malouda e empata na Copa Ouro, mas pode ser punida

Com a presença de Florent Malouda em sua formação titular durante os 90 minutos, a seleção da Guiana Francesa empatou por 0 a 0 com Honduras, na noite de terça-feira, em Houston, em duelo válido pela segunda rodada do Grupo A da Copa Ouro. Mas a presença em campo do veterano jogador, de 37 anos, pode render uma punição para a sua seleção.

Malouda, que é nascido na Guiana Francesa, disputou 80 partidas pela seleção da França entre 2004 e 2012, com nove gols marcados. Por isso, as regras da Fifa o tornam inelegível para defender outra seleção. Assim, a sua escalação será alvo de investigação de uma comissão disciplinar da Concacaf e a equipe deve ser punida com uma derrota por W.O.

Um território ultramarino, a Guiana Francesa, porém, não tem a sua federação de futebol reconhecida pela Fifa, embora seja filiada à Concacaf, que organiza a Copa Ouro. Essa, no entanto, não foi a primeira vez que Malouda atuou pela seleção da Guiana Francesa. Mas, agora, por se tratar de uma competição que leva em consideração o regulamento da Fifa, a sua equipe deve ser punida pela confederação continental.

No outro jogo do dia pelo Grupo A, Costa Rica e Canadá, que haviam triunfado na estreia na Copa Ouro, empataram por 1 a 1, também em Houston. Os dois gols da partida saíram no primeiro tempo, sendo marcados pelo canadense Davies, aos 26 minutos, e pelo costarriquenho Calvo, aos 42.

Os resultados deixam Canadá e Costa Rica com quatro pontos cada, enquanto Honduras e Guiana Francesa estão ambas com um ponto no Grupo A. Mas é bem provável que isso mude com a provável punição à Guiana Francesa pela Concacaf. Na última rodada da chave, na próxima sexta-feira, serão realizados os jogos Costa Rica x Guiana Francesa e Canadá x Honduras em Frisco.

A Copa Ouro prossegue nesta quarta-feira com a segunda rodada do Grupo B, em Tampa, com os duelos Panamá x Nicarágua e Estados Unidos x Martinica. Os dois primeiros colocados de cada uma das três chaves avançam às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo