Gustavo Kuerten embarca amanhã para Nova York. Ganhou convite para jogar duplas no Aberto dos Estados Unidos. Será parceiro do norte-americano Robby Ginepri, de 25 anos, que terminou a semana em 66º do ranking mundial em simples. Guga o venceu em simples, em 2001, em Los Angeles e em 2004, no Masters Series do Canadá. Será a primeira vez que jogarão juntos. Mas a estréia, cruelmente, será contra uma dupla brasileira, André Sá e Marcelo Melo, semifinalistas em Wimbledon. Jogando simples no torneio norte-americano, o último do Grand Slam da temporada, seus melhores resultados foram as quartas-de-final de 1999 e 2001. A última vez que apareceu por lá foi em 2005, quando saiu na segunda rodada.
O brasileiro, perto de completar 31 anos, três vezes campeão em Roland Garros e ex-número 1 do mundo por 43 semanas, agora está muito embaixo no ranking e depende de convites para disputar grandes torneios. Ele fez duas cirurgias no quadril e recentemente teve uma consulta com um especialista na Suécia, indicação do dono da fábrica de raquetes Head. Deve ter tido informações animadoras.
Nesta temporada, Guga perdeu 10 partidas e ganhou dois jogos de simples. Mas em duplas chegou às semifinais do ATP de Las Vegas, jogando ao lado do paraguaio Ramon Delgado, seu melhor resultado.