Viña del Mar (tenisbr@sil) – Depois de passar três rodadas lutando contra as próprias oscilações, Gustavo Kuerten finalmente deslanchou em Viña del Mar. Bem mais sólido que em jogos anteriores, o brasileiro derrotou ontem o espanhol David Sanchez em um equilibrado duelo de dois sets e se classificou com méritos para a final do torneio chileno.
Cabeça-de-chave 2, Guga venceu o atual campeão por 7/6 (8/6) e 6/4, em pouco mais de uma hora e meia de partida, na quadra central do Club Naval Las Salinas. Na primeira parcial, o catarinense chegou a salvar um set point no tie-break antes de virar o placar. Na segunda, precisou de apenas uma quebra, no décimo game, para garantir o triunfo.
Com o resultado de ontem, Kuerten chega à primeira final na temporada e põe fim a um longo jejum de decisões em quadra de saibro. O tricampeão de Roland Garros, hoje em 17.º lugar no ranking de entradas, não alcançava a última rodada no piso lento desde julho de 2001, quando conquistou o título do ATP de Stuttgart, na Alemanha.
Hoje, Guga disputa sua 28.ª final em eventos de primeira linha e luta para conquistar o 20.º troféu.
O brasileiro enfrentará o vencedor do duelo envolvendo o paulista Flávio Saretta e o chileno Fernando González, que seria disputada às 23 horas (de Brasília) de ontem.