Gustavo Kuerten ficou surpreso, nesta quarta-feira, com a sua indicação para concorrer à eleição que escolherá os próximos integrantes do Hall da Fama do tênis mundial. O maior tenista brasileiro de todos os tempos recebeu a notícia em Nova York, onde está desde a semana passada cumprindo compromissos profissionais e acompanhando a disputa do US Open, o quarto e último Grand Slam da temporada.
“Essa indicação me surpreendeu. Fazer parte de um grupo seleto no tênis é uma possibilidade muito além do que eu podia imaginar, mesmo quando eu era garoto e sonhava com o futuro nas quadras. Essas situações fazem com que eu compreenda a abrangência da minha carreira no tênis. Hoje o desafio é trabalhar com crianças e influenciar os meninos do IGK (Instituto Gustavo Kuerten). Mostrar que a gente consegue chegar muito mais longe do que a gente imagina”, declarou.
O processo de escolha da honraria, que será entregue em 2012, acontece por meio de votação pela mídia internacional especializada em tênis. Guga concorre com a tenista norte-americana Jennifer Capriati e com o russo Yevgeny Kafelnikov, que disputou com o tricampeão de Roland Garros o jogo-exibição durante a Semana Guga Kuerten de 2010. Mesmo ano em que o brasileiro recebeu o troféu Philippe Chatrier, concedido pela ITF (Federação Internacional de Tênis) em reconhecimento tanto as conquistas do campeão nas quadras, quanto ao trabalho social promovido pelo IGK.
O anúncio do vencedor, que precisa apresentar uma trajetória profissional irrepreensível, deve acontecer logo no início do próximo ano. Já a solenidade de premiação será realizada no dia 14 de julho de 2012, na sede do Hall da Fama Internacional do Tênis, em Newport (Estados Unidos).