Gustavo Kuerten foi até a semifinal de seu primeiro torneio do ano, em Auckland, e enfim quebrou o tabu e passou da segunda rodada do Aberto da Austrália. Agora, tem início um de seus principais objetivos para 2004: voltar a ser o homem a ser batido nas quadras de saibro.

Guga iniciou ontem, em Santa Catarina, os treinos para a disputa de três torneios em sua superfície favorita: Viña Del Mar, a partir do dia 9 de fevereiro, e, nas duas semanas seguintes, Buenos Aires e o Brasil Open.

“Comecei a treinar para me preparar para os torneios no saibro e agora é mais uma questão de me adaptar à superfície, porque já joguei bastante partidas para o começo do ano e peguei um bom ritmo de jogo na Austrália e na Nova Zelândia”, disse Guga, que entre as disputas do ATP de Auckland e do Aberto da Austrália, fez 7 jogos e ganhou 5.

Austrália

O russo Marat Safin celebrou o seu 24.º aniversário com uma vitória sobre o número 1 do ranking mundial, o norte-americano Andy Roddick. O jogo não deixou dúvidas de que Safin cumpriu a promessa feita antes do início do Aberto da Austrália: a de brigar novamente pelas primeiras posições no tênis. Provou que voltou ao seu melhor jogo ao vencer em cinco sets, com parciais de 2/6, 6/3, 7/5, 6/7 (7/0) e 6/4. E para completar a festa, a torcida mostrou que não esqueceu seu carinho e admiração por este exímio jogador: cantou parabéns a você, emocionando Safin.

Roddick jogou como número 1. Só que a derrota não poderia vir em pior momento. Com a eliminação nas quartas-de-final, perdeu a posição de líder do ranking, que poderá ficar nas mãos tanto de Roger Federer como de Juan Carlos Ferrero.

O resultado também acaba com o sonho de Roddick em fazer uma semifinal americana, com Andre Agassi, que nem precisou jogar muito para garantir vaga entre os quatro melhores do torneio deste ano. Seu adversário, o francês Sebastien Grosjean, desistiu do jogo quando perdia por 6/2 e 2/0, por causa de uma lesão.

Os médicos e fisioterapeutas tiveram um dia intenso em Melbourne. Além de Grosjean, Amelie Mauresmo sequer pôde entrar em quadra por causa de uma lesão. A favorecida foi Fabíola Zuluaga, que se transforma na primeira colombiana a avançar para as finais de um Grand Slam. Joga a semifinal com a número 1 do mundo, Justine Henin-Hardenne, que saiu em desvantagem, mas venceu Lindsay Davenport por 7/5 e 6/3.

continua após a publicidade

continua após a publicidade