Gustavo Kuerten está fora do ATP de Barcelona, disputado em quadras de saibro. Ontem, o brasileiro foi derrotado pelo espanhol Juan Carlos Ferrero, por duplo 6/4, em partida válida pelas quartas-de-final.

Nas semifinais, Ferrero, atual campeão do Masters Series de Monte Carlo, enfrenta o russo Marat Safin, que despachou o argentino Gaston Gaudio por 2 a 1 com parciais de 6/4, 4/6 e 7/5.

Ferrero agora vence por 3 a 2 em confrontos diretos. O espanhol levou a melhor na decisão do Masters Series de Roma e na Copa do Mundo de Sydney, ambos em 2001, mas perdeu nas semifinais de Roland Garros em 2000 e 2001.

Ontem, Guga fez sua quinta partida em quartas-de-final em 2003. Na temporada, o brasileiro foi campeão do ATP de Auckland (Nova Zelândia), vice do Masters Series de Indian Wells (EUA) e semifinalista em Buenos Aires (Argentina) e Acapulco (México). Em piso de saibro, Kuerten foi quadrifinalista pela terceira vez. Ao contrário de Ferrero, Guga não havia entrado em quadra na quinta-feira e estava descansado. Mesmo assim, o brasileiro não foi páreo para o “mosquito”, apelido do espanhol no circuito.

No primeiro set, a partida foi equilibrada até o quarto game, quando Guga perdeu seu saque. Ferrero só precisou confirmar seus serviços para fechar em 6/4.

Na segunda série, Guga demonstrou uma pequena reação, mas logo foi alcançado por Ferrero. O brasileiro conseguiu uma vantagem no quarto game e logo abriu 4/2. O espanhol devolveu a quebra no sétimo e no nono tomou a frente em 5/4. Ferrero venceu novamente por 6/4.

Esta foi a terceira participação de Guga em Barcelona. Na duas anteriores, em 1997 e 98, o tricampeão de Roland Garros foi eliminado na primeira rodada (derrotas para os espanhóis Albert Portas e Carlos Costa).

O ATP de Barcelona distribui um milhão de euros em prêmios. Na edição de 2002, o argentino Gaston Gaudio foi o campeão, vencendo na final o espanhol Albert Costa por 6/4, 6/0 e 6/2.

continua após a publicidade

continua após a publicidade