Aos 31 anos, Gustavo Kuerten vai se aposentar como muitos sonhariam: feliz, milionário e com uma vida inteira para usufruir. Após mais de dez anos de carreira, com um início marcado por muitos sacrifícios, de viagens de trem em segunda classe, aviões apertados, hotéis baratos e restaurantes simples, o patrimônio de Guga está estimado em quase US$ 30 milhões, cerca de R$ 55 milhões.
A mais recente conquista de Guga fora das quadras é uma mansão no Morro das Pedras, na praia de Campeche, no sul da ilha de Florianópolis. A casa esteve com problemas, mas foi liberada e o tenista já se mudou e lá passou o último réveillon. O cenário é de um resort. São duas piscinas, uma interna. Vista para o mar, barulho das ondas. E o campeão de tênis construiu cinco buracos de golfe para curtir a nova paixão, embora a habilidade com o taco ainda não seja das melhores.
A casa mais famosa de Guga, porém, não é essa de Campeche, um local ainda novo para a maioria dos turistas, mais acostumados ao litoral norte da ilha. Sua outra mansão cinematográfica fica em Governador Celso Ramos, já saindo de Florianópolis. A supermodelo Gisele Bündchen costuma alugar essa casa quando vai visitar a ilha.