Pela primeira vez desde 1993, o brasileiro Gustavo Kuerten não aparece no ranking de entradas divulgado hoje pela ATP. O tenista, que se aposentará neste ano, não tem nenhum ponto na lista.
Na última semana, Guga apareceria na 924.º colocação do ranking. Porém, os seus únicos dez pontos haviam sido conquistados no Torneio de Las Vegas, exatamente 52 semanas atrás. Como não esteve em ação esta semana para defender a quantia, o catarinense ficou sem nenhum.
O novo ranking da ATP também trouxe boas notícias para os brasileiros. Campeão do Challenger de Santiago, Thomaz Bellucci teve confirmada sua entrada no grupo dos 150 melhores tenistas do mundo -o paulista ganhou 25 postos, chegando ao 145.º lugar, o melhor de sua carreira.
Como não defende muitos pontos no primeiro semestre, a ascensão de Bellucci o faz vislumbrar o posto de número um do País, já que Marcos Daniel teve sua vantagem diminuída para 30 posições. O tenista, 20 anos, pode avançar ainda mais na lista a partir desta semana, quando entra em quadra em outro challenger, desta vez em Bogotá, torneio que também será disputado por Daniel.
Outro brasileiro com significante avanço é João Olavo Souza, o Feijão, que galgou 27 postos com a semifinal em Santiago – foi eliminado por Bellucci. Feijão, 19 anos, entrou direto na chave de Bogotá e agora é 248.º do mundo, sexto do Brasil.